A rede varejista Le biscuit lançou um modelo de franquias como parte de seu plano de expansão. A companhia tem 100 lojas próprias em 13 estados das regiões Nordeste, Norte e Sudeste do país. Foi criada em 1968, em Feira de Santana, na Bahia e desde 2012, com o apoio do fundo de investimento Vinci Partners, vem investindo em expansão.
“Temos um modelo resiliente nos cenários mais desafiadores de consumo, replicável em escala, com alto potencial de expansão. O modelo de franquia abre uma nova avenida de crescimento para a Le biscuit, em municípios menores, de 50 a 200 mil habitantes”, disse Roberto Hentzy, CEO da Le biscuit.
A companhia já mapeou mais de 300 municípios com potencial de mercado e está em busca de possíveis franqueados. Para a instalação de uma franquia Le biscuit é preciso um ponto comercial de aproximadamente 500 metros quadrados e um investimento estimado em R$ 1,5 milhão, já com estoque incluso.
Nos últimos cinco anos, a rede investiu em modernização da plataforma operacional e tecnológica, com o objetivo de viabilizar a expansão da rede de lojas próprias e franquias.
Adicionalmente, para a construção e implantação do modelo de franquia, a Le biscuit buscou aporte de conhecimento especializado através do Grupo Bittencourt, e desenvolveu novos processos, para oferecer qualidade no atendimento à operação dos franqueados.
Atualmente, a rede comercializa mais de 20 mil itens, divididos em categorias como armarinho/artesanato, bebê, bomboniere, brinquedo, cama/mesa/banho, decoração, eletroportáteis, festa, higiene/beleza/moda, lazer, papelaria, telefonia e utilidades domésticas. Para o modelo de franquia, foi elaborado um mix otimizado de produtos, mais adequado ao formato destas lojas. A Le biscuit conta também com uma marca própria de produtos chamada Le.
A companhia é responsável por todo o processo de compra de produtos importados, nacionais e distribuição para as lojas. Para tanto, a empresa conta com um Centro de Distribuição próprio, localizado na cidade de Camaçari (BA). “Nosso modelo de abastecimento é automatizado e altamente eficiente. Com isso, os franqueados podem focar exclusivamente na gestão da sua loja”, explicou Hentzy.
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