Por que preciso de dados para gestão de pontos de venda?

Por que preciso de dados para gestão de pontos de venda?

Gestores de pontos de venda precisam desenvolver uma série de competências e habilidades com o objetivo de fazer uma gestão inteligente e eficaz das operações de suas lojas e também das pessoas que compõem o time, especialmente do time de vendas.

A todo o momento os gerentes de loja precisam tomar decisões que impactam desde a compra de novos produtos até a abordagem ao cliente final. Essas decisões passam por reposição de estoque, entender como os produtos serão organizados e expostos no salão de vendas, selecionar as melhores campanhas e ofertas, estar atento às mudanças de comportamento do consumidor para promover ações que farão mais sentido para cada um dos clientes, dentre tantas outras.

É verdade que a depender do tamanho e estrutura da empresa, o gerente precisará tomar essas decisões em diferentes níveis, definindo o rumo do negócio ou seguindo normas e procedimentos claros e predeterminados. Mas independentemente do tamanho da empresa em que o gerente trabalha, sua habilidade analítica deve ser sempre muito bem desenvolvida, uma vez que é por meio da compreensão de como as estatísticas são formadas é que o gerente consegue dar orientações concretas ao time de vendas para impulsionar seus resultados.

Além de conhecer a fundo cada pessoa que compõe o seu time de vendas, tornando-os protagonistas de seus próprios resultados, o gerente deve ser capaz de transmitir com clareza para os vendedores quantos clientes precisam fechar vendas a cada semana, compor um mix de produtos e proporcionar opções que, combinadas, agreguem aos resultados da loja. O gerente precisa de ferramentas que demonstrem de forma dinâmica e inteligente os detalhes das vendas da loja e os resultados individuais de cada vendedor.

Munido das informações apropriadas, o gerente estará muito mais preparado para orientar o time no salão de vendas, após cada atendimento, em reuniões individuais e periódicas com cada um dos vendedores. Com maior clareza das informações, trabalhar um atendimento personalizado e único para cada cliente, reforçando os propósitos da marca, torna-se uma missão com alma, mas também com corpo e com a estrutura que todo negócio precisa.

* Imagem reprodução

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