A rede de fast food McDonald’s decidiu encerrar seu projeto-piloto de drive-thru operado por Inteligência Artificial até 26 de julho de 2024. Em parceria com a IBM desde 2021, o teste, que estava em andamento em mais de 100 restaurantes nos Estados Unidos, tinha como objetivo melhorar a eficiência e a velocidade dos serviços com um sistema de pedidos por voz.
A decisão de interromper o teste ocorre em um momento de crescente interesse do setor em explorar as capacidades da IA, com empresas como Wendy’s, Hardee’s, Carl’s Jr e Del Taco também implementando a tecnologia em seus sistemas de drive-thru. A Yum Brands, dona de Taco Bell e KFC, adotou uma “mentalidade AI-first” no início de 2024. Apesar do fim da parceria com a IBM, o McDonald’s mantém aberta a possibilidade de futuras implementações de IA em seus serviços de drive-thru.
A gigante do fast food também planeja avaliar soluções tecnológicas de longo prazo que possam ser escaláveis, visando tomar uma decisão informada sobre uma futura solução de pedidos por voz até o final do ano.
O teste da IA no atendimento ao cliente enfrentou desafios, como dificuldades em interpretar diferentes sotaques e dialetos, afetando a precisão dos pedidos. Apesar desses obstáculos, o setor de fast food vê a inteligência artificial como uma forma de reduzir custos trabalhistas crescentes, especialmente depois da implementação de leis de salário-mínimo mais altas.
Além dos pedidos, o interesse em tecnologias de IA se estende a outras áreas. Em dezembro de 2023, o McDonald’s fechou um acordo com o Google para criar um chatbot chamado “Ask Pickles”, destinado a treinar funcionários sobre procedimentos de limpeza de equipamentos de restaurantes. As empresas também exploram outros usos potenciais para a IA generativa.
Com informações de Restaurant Business
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