A Prime Day, megaliquidação anual da Amazon, movimentou as redes sociais entre os dias 12 e 13 de julho. Segundo o Buzzmonitor, plataforma de monitoramento de redes sociais, o volume de menções sobre o evento no Twitter superou em 295% a quantidade de posts de 2021.
Foram 74.918 posts de 34.187 usuários entre os dias 7 e 14. O pico de menções ocorreu no primeiro dia do Prime Day, com 22,48%.
Os livros ficaram no topo das intenções de compra, com 58,53%, e também dos itens adquiridos. No momento anterior ao Amazon Prime Day, 58,53% dos usuários citaram a intenção de comprar livros e 3,32% o desejo de adquirir um Kindle. Já entre 07 e 11 de julho foram identificados 873 posts que citavam o evento, além dos termos “quero” ou “queria”. As cidades de Recife, Brasília e Fortaleza foram as que mais mencionaram intenção de compra.
Segundo o levantamento, os desejos de compra se realizaram e os usuários citaram os mesmos itens mencionados no pós-evento. Em menor proporção, 23,01% dos usuários citaram a compra de livros e 1,12% relataram a compra de um Kindle.
Na lista, também aparece um novo item de compra, a assistente virtual da Amazon: 1,56% dos usuários pediram uma Alexa no Prime Day 2022. No total, foram 4,531 publicações sobre o evento, com os termos “comprei” ou “pedi”.
A espera compensou para alguns internautas, como podemos ver nos termos “feliz” e “aproveitei”, já outros não conseguiram os itens desejados (“triste” e “acabou”). Na lista, o termo “unboxing” (citado por 11,39% dos usuários) também nos revela que alguns internautas irão criar conteúdos para as redes sociais mostrando seus pedidos do Amazon Prime Day.
Quando partimos para a localização dos usuários, as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza foram as que mais mencionaram ter adquirido algo na Amazon Prime Day 2022.
No Instagram
Para ampliar o alcance do evento além dos seus canais no Instagram, a Amazon fez parcerias com influenciadores. Os posts de maior destaque falando do evento foram, respectivamente, um vídeo do Luba TV (com 19 mil interações) e uma foto de Maju Araujo (com 7,2 mil interações).
Em comum, os dois criadores de conteúdo fazem parte de grupos minoritários – Luba é uma pessoa LGBTQIAP+ e Maju, modelo internacional com Síndrome de Down, o que traz mais representatividade na campanha da varejista.
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