Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Streaming gratuito já atrai anunciantes no Brasil

Enquanto isso, gigantes americanas ainda se preparam para o modelo de negócio

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Streaming gratuito já atrai anunciantes no Brasil

Muito antes da chegada das versões de assinatura com veiculação de anúncios de Netflix e Disney+, a publicidade dentro do streaming já se transformou em uma realidade em algumas plataformas de exibição de conteúdo online. Enquanto as gigantes americanas se preparam para o modelo de negócio, no Brasil serviços gratuitos de vídeo on demand e aparelhos de TV conectada vão ganhando mais espaço nos investimentos publicitários das marcas.

Por aqui, nomes como Pluto TV, VIX TV e +Favela TV e os sistemas de TV conectada como da Samsung Ads e LG Channel atraem usuários com conteúdos gratuitos e publicidade nos intervalos da programação. Para especialistas, o espectador brasileiro é receptível ao modelo, o que deve impulsionar os negócios de streamings e anunciantes.

Dados da empresa de venda de anúncios Magnite mostram que 75% dos brasileiros utilizam algum serviço de streaming, seja de assinatura paga, sejam versões gratuitas. O levantamento ainda aponta que 79% destes usuários aceitariam mudar de modelo para utilizar um serviço com presença de anunciantes.

O líder da Magnite na América Latina, Rafael Pallarés, explica que, de modo geral, as marcas têm utilizado os espaços de streaming gratuitos e TVs conectadas como uma extensão da televisão tradicional, expandindo o alcance da sua mensagem – porém, com um investimento bem menor do que o exigido pela TV linear. “A penetração desses serviços já é muito grande no Brasil, e deve crescer ainda mais”, afirma Pallarés.

Na avaliação do diretor-executivo de mídia da ID/TBWA, Thiago Fernandes, os brasileiros entendem a publicidade como parte da televisão, algo que estaria incorporado à cultura nacional, o que torna o modelo atraente para as marcas. “O nosso papel é transformar o anúncio em um momento de diversão para o público”, diz.

Em um cenário em que conhecer os clientes é fundamental para a estratégia das empresas, um dos diferenciais das plataformas que aderiram aos anúncios é sua base de dados de usuários, algo que vem atraindo marcas e agências na hora de segmentar as ações. A agência VMLY&R, por exemplo, já usou o espaço de canais de filme da Pluto TV para divulgar o filme Jurassic World Domínio. A peça, de 30 segundos da Universal Film, foi veiculada nos intervalos do canal, direcionada para o público que mais acessa conteúdos de ação e aventura.

Potencial

Para Marx Rodrigues, presidente do +Favela TV (streaming focado em conteúdos para comunidades de periferia no País), o papel das plataformas gratuitas ainda passa por educar os anunciantes sobre o potencial do mercado e mostrar como investir nesses espaços pode ser atrativo para as marcas. “Ainda é glamuroso anunciar na Rede Globo, mas esse espaço é muito mais caro do que no streaming”, avalia.

Com informações de Estadão Conteúdo (Wesley Gonsalves).
Imagem: Reprodução

  • Categories: Inovação, Notícias
  • Tags: Amazon PrimeanúncioBrasildigitalDisneyempresasexperiênciainovaçãomercadonegóciosNetlifxPluto TVpropagandapublicidadestreamingtecnologiaTV

Conteúdo Relacionado

Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização

de Redação 20 de maio de 2025

Pfizer anuncia acordo de US$ 6 bi com chinesa para desenvolver medicamento contra câncer

de Redação 20 de maio de 2025

My Jewellery Atelier foca na personalização de olho no novo consumidor

de Redação 20 de maio de 2025

Gripe aviária: Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos

de Redação 20 de maio de 2025

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

de Aiana Freitas 20 de maio de 2025

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

de Redação 20 de maio de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

de Redação 20 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile