A Amazon e a Apple foram multadas em um total de 194 milhões de euros pela Comissão Nacional de Mercados e Concorrência (CNMC) da Espanha por beneficiarem os produtos da fabricante de iPhones no site da Amazon, informou o órgão regulador em nota nesta terça-feira.
Segundo o documento, as empresas assinaram um contrato em 2018 que tornava a Amazon revendedora autorizada da Apple, mas como parte do negócio foram incluídas cláusulas anticompetitivas que beneficiavam a Apple frente a oponentes e dificultavam o acesso de revendedores à plataforma da Amazon. O contrato estipularia que apenas uma série de distribuidores designados pela própria Apple poderiam vender produtos da marca no marketplace.
Segundo a CMNC, a medida afetou o comércio eletrônico no país, e dificultou o acesso de vendedores não autorizados pela Apple à maior plataforma online de vendas da Espanha. Além disso, outras cláusulas publicitárias do contrato limitavam a possibilidade de concorrentes da Apple realizarem campanhas publicitárias no site da Amazon, informou o órgão.
Comissão Europeia investiga Amazon
A Comissão Europeia – braço executivo da União Europeia (UE) – informou no último dia 6, que está investigando a proposta de aquisição da iRobot pela Amazon por US$ 1,7 bilhão, por preocupações de que a transação permitiria que a Amazon restringisse a competição no mercado de robôs aspiradores (RVCs, na sigla em inglês) e fortalecesse sua própria posição no mercado.
A Comissão indicou preliminarmente que a Amazon teria a capacidade de prejudicar os rivais da iRobot ao proibi-los de vender produtos semelhantes no seu marketplace ou usar outras estratégias para limar a concorrência e favorecer a iRobot. A Amazon também poderia impedir o acesso dos concorrentes ao seu sistema de assistente digital Alexa, disse a Comissão em comunicado.
Com informações de Estadão Conteúdo.
Imagem: Shutterstock