Seis em cada dez consumidores dizem que os gastos com alimentação são os mais pesados

Mosaiclab revela que 21% dos brasileiros tem dificuldades com contas como cartões de crédito e financiamentos

Seis em cada dez consumidores dizem que os gastos com alimentação são os mais pesados

Seis em cada dez consumidores afirmam que os gastos com alimentação são os mais pesados do orçamento. Os dados são do estudo “Consumidor do Amanhã 2024”, realizado pela Mosaiclab e divulgado durante o Latam Retail Show, que começou no último dia 17 e segue até o dia 19. A Mercado&Consumo fará a cobertura completa do evento.

A pesquisa, conduzida com 2 mil brasileiros acima de 18 anos, das classes ABCD, mostra que, além da alimentação, contas de luz (50%) e água (34%) também são as despesas mais pesadas para o bolso.

“O cenário econômico atual tem um peso significativo nas decisões de consumo dos brasileiros. Com a inflação pressionando os preços de itens essenciais, como alimentos e energia, e o aumento das dívidas e taxas de juros, os consumidores estão mais focados em manter o básico”, ressalta Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.

As pressões econômicas afetam todas as classes sociais, limitando a capacidade de consumo em outras áreas. Gastos com saúde têm um impacto mais significativo no orçamento das famílias de classes mais altas, sendo 44% na classe A e 35% na classe B, comparado a 33% da média geral.

O acúmulo de dívidas também contribui para maiores gastos: cerca de 21% dos respondentes dizem ter dificuldades com faturas de cartões de crédito e financiamentos, que se tornam impagáveis, agravadas pelas altas taxas de juros (18%).

“Mesmo nas classes mais altas, o impacto dos custos com saúde é evidente. O que vemos é uma busca por sobrevivência financeira, onde o consumo de produtos e serviços mais supérfluos fica em segundo plano”, ressalta Karen.

Crescimento dos marketplaces e aplicativos de delivery

O levantamento da Mosaiclab aponta que marketplaces e aplicativos de entrega estão em expansão, tornando-se os canais de compra mais desejados pelos brasileiros. A pesquisa revela que aplicativos como iFood e Rappi são usados por 43% dos consumidores, refletindo a crescente demanda por conveniência e agilidade nas compras.

Quatro em cada dez entrevistados acreditam que esses aplicativos continuarão presentes no futuro, destacando a importância da praticidade e da rapidez na experiência de compra.

Atacarejo

Em relação ao atacarejo, o estudo destaca que esse segmento também está em pleno crescimento, tornando-se uma opção de compra cada vez mais popular entre os brasileiros. Atualmente, 51% dos consumidores utilizam esse canal, e 40% acreditam que ele estará ainda mais presente nos próximos cinco anos.

Imagem: Shutterstock

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