Sustentabilidade atrelada ao resultado é o futuro da agenda ESG nas empresas

Painel do Latam Retail Show discutiu o tema e contou com convidados de Coca-Cola, Malwee e Simple Organic

A agenda ESG já teve o seu momento de ser um diferencial para as empresas. Hoje, falar e aplicar conceitos equilibrados de sustentabilidade, ambiente e governança virou uma obrigação do mercado, muito também pela cobrança das novas gerações de consumidores que estão chegando. Cada vez mais exigentes e cada vez mais ligados em questões importantes para a sociedade e para o planeta.

“Tem que começar por algum lugar e não fazer tudo de uma vez. É completamente possível. E não é mais uma opção. É uma obrigação. O consumidor não aceita mais não estar envolvido com o tema. Quem não tiver vai sair perdendo”, afirmou Patrícia Lima, fundadora e CEO da Simple Organic, marca de beleza que já nasceu de olho na sustentabilidade.

“Somos uma empresa de apenas sete anos. Nascemos no digital, falando com a Geração Z e com a Alpha. Quando falamos de varejo, estamos falando de uma troca com o consumidor. E a sustentabilidade já nasce no produto. Tem que estar no projeto todo. Não só ser uma área dentro da empresa”, alertou a executiva, que participou de painel sobre o tema no Latam Retail Show, o principal evento B2B de varejo e consumo da América Latina.

Cecília Rapassi, sócia-diretora da Gouvêa Fashion Business, comandou o bate-papo, que contou também com as presenças de Rodrigo Brito, diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola para a região sul da América Latina, e Carlos Eduardo Maia, diretor de Gente, Gestão, ESG e Marketing da Malwee.

“Estamos em um momento bem interessante de sustentabilidade na Malwee. Temos um negócio verticalizado, do fio ao consumidor, sempre olhando o cliente no centro. Hoje 85% do nosso fio vem de peças usadas e queremos chegar a 100% até 2030. Inspirar e orientar o consumidor nesta jornada é a nossa missão”, revelou Maia.

E para seguir encantando o cliente, comunicação e adaptação passaram a ser fundamentais quando falamos de sustentabilidade. “Sustentabilidade e inovação estão muito associadas à perenidade. Como continuamos sendo amados e escolhidos por todos? Só estando à frente das tendências e das mudanças. Adaptabilidade é fundamental, principalmente nos dias de hoje”, afirmou Rodrigo Brito, da Coca-Cola.

Sustentabilidade atrelada ao resultado é o futuro da agenda ESG nas empresas

E os resultados?

Se a agenda ESG já passou de um diferencial para uma obrigação, será que a sustentabilidade pode estar atrelada aos resultados? “É fundamental que esteja. E nós temos a responsabilidade de transformar a sustentabilidade em algo atrativo, ‘cool’, principalmente para as novas gerações. A lucratividade vem a partir disso e de forma natural”, revelou Patrícia Lima.

“Temos uma história que nos ajudou a ter a sustentabilidade como valor. Precisamos entender que os recursos, o impacto e a comunidade fazem parte de todo o processo. Quando amarramos tudo, isso tem que fazer parte do negócio. O consumidor não entende pagar mais ou menos. Temos que fazer essa facilitação para ele, principalmente pela experiência, mostrando o benefício. Quando conseguimos facilitar a compreensão do consumidor estamos mudando o jogo”, afirmou o executivo da Malwee.

E para além dos resultados, a sustentabilidade pode entrar também na estratégia da empresa. E o mais novo case da Coca-Cola, apresentado no painel, deixou isso bem claro. “Estamos lançando as garrafas retornáveis serializadas. Elas contam com um QR code individual impresso a laser. Além de fomentarmos a sustentabilidade, também poderemos entender o nosso consumidor. Qual cidade é mais circular? Qual supermercado é mais retornável? Quanto tempo aquela garrafa ficou na casa do cliente até ser devolvida? Essas informações podem ser muito úteis para o negócio”, revelou Rodrigo Brito.

E para os curiosos de plantão, o executivo revelou quando as tais garrafas retornáveis serializadas estarão aqui pelo Brasil. “Já estamos operando com elas no Chile, mas no início do próximo ano, vocês já poderão encontrar com elas por aqui”, finalizou Brito.

O Latam Retail Show 2024 é a 9ª edição do evento e acontece no Expo Center Norte, Zona Norte de São Paulo. O LRS é realizado pela Gouvêa Experience e tem cobertura especial da Mercado&Consumo, que conta com um estúdio montado dentro da área expositiva do evento.

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