Ipiranga comunica ao Cade venda de rede Extrafarma para Pague Menos

A operação foi anunciada em maio e é estimada em R$ 700 milhões

Ipiranga comunica ao Cade venda de rede Extrafarma para Pague Menos

A Ipiranga, do Grupo Ultra, comunicou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a venda da rede de farmácias Extrafarma para a Pague Menos. A operação foi anunciada em maio e é estimada em R$ 700 milhões.

Com o acordo que depende do aval do conselho, a cearense Pague Menos passará a ser a segunda maior rede de farmácias do País, com 1,5 mil lojas, atrás da gigante RaiaDrogasil (2,3 mil), mas à frente da DPSP, que reúne as drogarias Pacheco e São Paulo e tem hoje 950 pontos de venda no País.

Revisão de porfólio

A Ultrapar afirma estar em processo de revisão de seu portfólio de negócios, com investimentos centrados em óleo e gás no Brasil, que permitem maior eficiência e potencial de geração de valor. O foco da gestão e a redução da alavancagem são benefícios adicionais da transação para a Ultrapar, disse a empresa em maior, quando a venda da Extrafarma foi anunciada.

“Para a Pague Menos, a combinação com a Extrafarma acelerará seu plano de expansão, ampliará sua presença nas regiões Norte e Nordeste e a transformará na segunda maior rede de farmácias no Brasil em número de lojas”, disse a Ultrapar, em fato relevante.

O pagamento da transação será em três parcelas: 50% na data de fechamento e 25% em cada aniversário de um e dois anos do fechamento, com fiança prestada por acionista como garantia para as duas últimas parcelas. A consumação da transação está sujeita a determinadas condições usuais, incluindo aprovação pelas autoridades concorrenciais e pela assembleia geral de acionistas da Pague Menos.

Será concedido, ainda, direito de preferência aos acionistas da Ultrapar que desejarem adquirir ações da Extrafarma, na proporção das respectivas participações no capital social da Ultrapar e pelo mesmo preço por ação a ser pago pela Pague Menos. A Ultrapar vai convocar em breve uma assembleia geral de acionistas para formalizar o oferecimento do direito de preferência, com o detalhamento do procedimento.

A Extrafarma e a Pague Menos manterão o curso normal de seus negócios de maneira independente até o fechamento da transação, segundo a Ultrapar.

Com informações de Estadão Conteúdo (Lorenna Rodrigues)
Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile