As vendas online devem faturar R$3,07 bilhões na Black Friday em 2019, alta de 18% na comparação com 2018, conforme estimativa da Ebit|Nielsen. De acordo com o levantamento, os pedidos podem ter alta de 15% em relação ao ano passado, chegando a 4,91 milhões. O ticket médio deve ser de R$ 626, uma variação de 3%.
Além de comprarem cada ano mais na data, os brasileiros estão antecipando as compras de Natal. Em 2019, 44% dos entrevistados declararam que o evento servirá para garantir produtos de Natal, uma alta de 3 pontos percentuais em relação a 2018. Conforme os números, 78% será para uso próprio, 29% destinado a compras para a família e 20% presentes.
No ano passado, 63% das compras foram feitas efetivamente na sexta-feira, 29% antes da data e 24% depois. O levantamento aponta que 47% dos consumidores acredita que os descontos são melhores no dia da Black Friday.
Conforme aponta o levantamento, neste ano as vendas por dispositivos móveis já representam mais da metade do total. Nos primeiros 11 dias de novembro, 52,8% dos pedidos foram originados de aparelhos celulares e tablets. Estar preparado para vender no mobile, seja por aplicativo ou pelo próprio browser, será importante para a data.
Neste contexto, de acordo com a líder de Ebit|Nielsen, Ana Szasz, o uso do mobile é ainda mais importante em alguns segmentos, como Casa e Decoração, Perfumaria, Esportivo e Roupas e Calçados. Além disso, abrange todo o Brasil. “A região Sul, por exemplo, cresce 62% nas vendas via dispositivo, já o Nordeste segue com a maior importância em volume de pedidos, chegando a 43,5%”, ressalta.
Para este ano, as dez categorias mais desejadas pelo e-consumidor na Black Friday são: