A primeira Semana Internacional da Marca Própria, promovida pela Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), termina nesta quinta-feira (19) com palestras, trilhas de conhecimento e visitas técnicas aos diversos canais do varejo, nas cinco regiões do Brasil. O evento é 100% online.
“Estamos em um momento de crescimento acelerado do setor e, por isso, acreditamos ser essencial reunirmos pessoas interessadas no desenvolvimento das marcas próprias não só no Brasil, mas em todo o mundo. É uma grande oportunidade de mostrarmos para o mundo que o Brasil evoluiu”, afirma a presidente da Abmapro, Neide Montesano.
Ela destaca que as marcas próprias vão muito além das difundidas “marcas de supermercado”, e pediu apoio tanto da sociedade civil quanto do governo para que o Marco Regulatório seja revisado. Também apelou para que haja pressão contra a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que quer proibir os medicamentos de marca própria, além de enaltecer a importância destas para o crescimento da indústria nacional, pedindo à população que consuma mais marcas próprias nacionais. Também falou sobre as dificuldades de regulamentação de produtos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa), como, por exemplo, xampus antipulgas e desinfetantes para ambientes em que animais de estimação e pessoas convivem.
No mesmo período da Semana Internacional da Marca Própria, acontece a Primeira Black Week da Marca Própria, com a participação dos maiores varejistas e distribuidores de MPs do Brasil. As transmissões das palestras e trilhas de conhecimento são gratuitas.
Estratégias de venda
Com o tema “A Hora e a Vez da Marca Própria”, a Semana Internacional da Marca Própria teve início na segunda-feira (16) com a participação de Fernando Schwanke secretário do Mapa, seguido por Frank Pflaummer, vice-Presidente de Comunicação e Marketing da Nestlé; Gino Castro, diretor de Marcas Próprias do Grupo Pão de Açúcar (GPA); Luciana Tortorelli Mioto, diretora de Marcas Exclusivas da Rede RaiaDrogasil; Luciano Sessim, diretor comercial e Marketing da Petz, Tiago Reichert, gerente de Merchandising Sênior e Content – Autozone, e Jorge Luiz de Lima, Subsecretário de Ambiente de Negócios e Competitividade do Ministério da Economia.
Os palestrantes aproveitaram a ocasião para falar sobre suas estratégias de vendas e ações de marketing, além de promover e anunciar novas linhas de produtos de suas marcas. Luciana Tortorelli falou sobre a Vegan by Needs, linha de produtos cosméticos veganos da Droga Raia e Drogasil, e Gino Castro anunciou a Nous, nova aposta do GPA no segmento de cuidados pessoais. Luciano Sessim, do Petz, trouxe à luz o lado social das ações do grupo, a exemplo do álbum de figurinhas Petz, que vendeu 28 mil unidades no mês de outubro e teve todo o lucro revertido para ONGs, além de ter mencionado o congelamento dos preços dos produtos de marca própria durante a crise.
Jorge Luiz de Lima, do Ministério da Economia, em sua palestra, enfatizou a importância da participação do setor produtivo na economia, inserindo as marcas próprias nesse contexto. Também expôs sua opinião acerca da importância das reformas para alavancar a economia brasileira. “O mundo se move em marca própria”, afirma o subsecretário.
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