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E-commerce em mercados emergentes deve crescer 24% ao ano até 2027

Relatório da Nuvei aponta Brasil como destaque, com previsão de aumento de 28% no comércio eletrônico

  • de Redação
  • 6 meses atrás
PMEs

O e-commerce em mercados de alto crescimento, como Brasil, África do Sul, México, Hong Kong, Chile, Índia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos, deve registrar uma taxa média anual de expansão de 24% até 2027, segundo relatório da fintech canadense Nuvei. No Brasil, o aumento pode chegar a 28%, impulsionado pela adoção de novos métodos de pagamento adaptados às particularidades locais.

O estudo, intitulado “Guia de expansão global para mercados de alto crescimento“, foca em particularidades de dois países: Colômbia e Emirados Árabes Unidos.

O Brasil deve manter sua liderança em faturamento de e-commerce na América Latina até 2027, com forte contribuição do Pix, usado por 90% dos adultos. Já na Colômbia, o comércio eletrônico pode dobrar de receita, alcançando US$ 80 bilhões. Nos Emirados Árabes Unidos, a previsão é de um crescimento de 58,2%, com um faturamento de US$ 16,3 bilhões em 2027.

“O Brasil e os demais países do grupo estão na vanguarda dessas tendências, liderando inovações como pagamentos em tempo real e tecnologias atreladas a carteiras digitais”, afirmou Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina. A edição do relatório focada no Brasil será lançada em 2025.

O relatório destaca que esses mercados compartilham fatores como a expansão da infraestrutura digital, o aumento da população de classe média e a popularização da internet e dos smartphones. Segundo a Nuvei, o sucesso no e-commerce depende da adaptação dos meios de pagamento às preferências locais, com exemplos como o Pix no Brasil, que se tornou essencial para o comércio eletrônico. O estudo também aponta a importância de conhecer e adotar métodos de pagamento locais, de acordo com as características de cada mercado.

Colômbia

Na Colômbia, o crescimento do e-commerce é impulsionado por uma população jovem e adepta de pagamentos via celular. Carteiras digitais, como Nequi e DaviPlata, que eram pouco conhecidas em 2017, agora representam 5% das transações online. Houve uma queda significativa no uso de dinheiro em espécie, de 17% antes da pandemia para 4% em 2023. A Nuvei recomenda que empresas priorizem plataformas adaptadas para dispositivos móveis e invistam em métodos de pagamento locais. Os segmentos mais promissores no e-commerce colombiano incluem eletrônicos, moda e jogos.

Emirados Árabes Unidos

Nos Emirados Árabes Unidos, o destaque está na alta renda da população, composta majoritariamente por estrangeiros (88%). Em 2023, cartões de crédito internacionais foram usados em 60% das transações online no país. A modalidade “compre agora, pague depois” (BNPL) alcançou 8% das vendas online, o maior percentual entre os mercados analisados. Carteiras digitais e serviços financeiros integrados estão ganhando popularidade, e os setores de viagens e varejo devem continuar em expansão no e-commerce local.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilcrescimentoe-commerceempresasexpansãoinvestimentomarcasmercadonegóciosvarejistaVarejistasvarejo

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