Xiaomi dobra lucro no trimestre e supera expectativas do mercado

Resultado reflete avanço das áreas de IoT e veículos elétricos da companhia

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

A Xiaomi reportou lucro líquido de 12,27 bilhões de yuans (US$ 1,72 bilhão) no terceiro trimestre, mais que o dobro dos 5,35 bilhões de yuans (US$ 752,6 milhões) registrados um ano antes, impulsionado pelo avanço de suas áreas de Internet das Coisas (IoT) e veículos elétricos (EV). O resultado superou as expectativas do mercado, que eram de 9,69 bilhões de yuans (US$ 1,36 bilhão), segundo consenso da Visible Alpha.

A receita total cresceu 22%, para 113,12 bilhões de yuans, também acima dos 112,89 bilhões de yuans (US$ 15,9 bilhões) estimados por analistas. O destaque foram as divisões de EV e IoT, que compensaram o enfraquecimento da unidade de smartphones.

A área de smartphones, principal fonte de receita da empresa, somou 46,0 bilhões de yuans (US$ 6,4 bilhões), abaixo dos 47,5 bilhões (US$ 6,6 bilhões) do mesmo período de 2024. A Xiaomi atribuiu a queda aos preços médios de venda menores, parcialmente compensados por maiores volumes embarcados.

A unidade de IoT e produtos de lifestyle registrou receita de 27,6 bilhões de yuans (US$ 3,8 bilhões), alta de 5,6%. A empresa afirmou que o desempenho refletiu maiores vendas de determinados produtos de lifestyle e wearables no mercado global, apesar da redução em eletrodomésticos inteligentes de grande porte na China continental.

O melhor desempenho veio da divisão de veículos elétricos, a mais jovem e a que cresce mais rapidamente no grupo. A receita com EVs inteligentes quase triplicou, alcançando 28,3 bilhões de yuans (US$ 3,98 bilhões), impulsionada por ampliação das entregas e preços mais altos, mesmo em meio à fraqueza do mercado automotivo chinês.

Com informação do Estadão de Conteúdo (Dow Jones Newswires e Pedro Lima).
Imagem: Shutterstock

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