Fluxo de visitantes em shopping centers cresce 2,94% em novembro

O Índice de Visitas a Shopping Centers (IVSC) registrou aumento de 2,94%, em todo o Brasil, no mês de novembro, na comparação com o mês anterior (outubro). Os dados são da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), em parceria com a FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento e fluxo para o varejo.

Este é o segundo mês consecutivo com alta na movimentação de clientes, o que indica a retomada de crescimento e confiança do setor. O índice foi puxado, principalmente, pelos desempenhos das regiões Sudeste e Sul, com crescimento de 3,37% e 3,3%, respectivamente. O Nordeste teve alta de 2,05%.

“Os shoppings têm demonstrado sua força ao longo de todo o ano. O setor representa, atualmente, 2,7% do PIB do país e a expectativa é fecharmos 2018 com uma alta em todos os indicadores, incluindo aumento de faturamento de 6% com relação a 2017, número que deve se consolidar, especialmente com a proximidade de uma das datas mais importantes do varejo”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce.

Na comparação com novembro de 2017, o IVSC também mostra um resultado positivo. O crescimento nacional foi de 1,39%, com alta nas três regiões analisadas. O melhor desempenho foi do Sudeste, com 1,94%, seguido pelo Nordeste, com 1,19%, e Sul com 0,72%.

Pedro Paulo Silveira, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, declara que os números reafirmam a retomada do crescimento no varejo nacional após meses de indefinição. “O índice mostra alta no fluxo de consumidores em shopping centers pelo segundo mês consecutivo. O fim de ano tem tudo para ser positivo para os centros de compras, principalmente com o Natal se aproximando”.

Já Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics, acredita que as datas especiais do último trimestre contribuíram para esse desempenho positivo no setor. “Em outubro, houve o Dia das Crianças e, em novembro, a grande maioria das lojas preparou ações para a Black Friday. A tendência é de consolidação neste fim de ano e, principalmente, de aumentar a confiança para o início de 2019”.

De acordo com o mesmo monitoramento, entre os dias 23 e 25 de novembro, período de realização da Black Friday nos shoppings brasileiros, o fluxo de visitantes foi 79% maior em comparação ao último fim de semana do mês de outubro, que configura um fluxo habitual. Já em comparação à Black Friday de 2017, o crescimento foi de 4,5% – por regiões: Sudeste (6,4%), Sul (3%) e Nordeste (2,7%).

Sair da versão mobile