Os clientes da Drogaria Iguatemi do Shopping JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo, podem pagar as compras via reconhecimento facial. O projeto-piloto, que vai durar 30 dias, foi feito pela Cielo em parceria com a startup de tecnologia Payface.
O pagamento é totalmente sem contato. O consumidor faz o cadastro prévio de seu rosto e de seu cartão de crédito no aplicativo da Payface. Ao fazer uma compra na loja, ele pode realizar a transação sem precisar de carteira ou celular e sem encostar no aparelho de leitura.
De acordo com as empresas, o processo é totalmente seguro porque a tecnologia usada é a liveness – em que o rosto é registrado em movimento e não pode ser fraudado com fotos dos usuários. A tecnologia permite, até, que o cliente seja reconhecido mesmo usando máscara.
O processamento do pagamento é feito pela Cielo, que foi a responsável por cocriar – por meio de seu hub de inovação Garagem – o modelo com a Drogaria Iguatemi e a Payface. “Nós estamos sempre em busca de soluções que nossos clientes demandam e, com nossa iniciativa de inovação aberta, conectamos duas pontas e podemos oferecer mais uma facilidade para consumidores e mercado”, diz o presidente da Cielo, Caffarelli.
Projeto será levado para mais lojas
O piloto na loja do Shopping JK Iguatemi vai durar 30 dias. O projeto será, então, levado para as demais lojas da rede da Drogaria Iguatemi em São Paulo e Curitiba. “Vamos ser inovadores ao lançar o pagamento facial e incluir essa novidade para nossos clientes em primeira mão, usando cada vez mais tecnologia em nossas lojas”, afirma o CEO da Drogaria Iguatemi, Leonardo Diniz.
Para o CEO da Payface, Eládio Isoppo, ver a tecnologia em uma das drogarias de maior destaque de São Paulo mostra o potencial que a solução de reconhecimento facial tem para ser tornar uma das principais opções de pagamentos para os brasileiros.
“Trazer inovação para estabelecimentos que fazem parte do dia a dia das pessoas, por meio de parcerias com players consolidados, é o nosso maior compromisso. Ter a Drogaria Iguatemi e a Cielo comprometidas em facilitar e otimizar a jornada de compra do consumidor é um ótimo indício de transformação que já está acontecendo e aumentará nos próximos anos no setor de pagamentos”, diz Isoppo.
Imagem: Divulgação