O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou em coletiva de imprensa uma medida preventiva para o controle do Coronavírus.
De ontem (18) até a próxima segunda-feira (23) é recomendado que todos os shopping centers (de pequeno a grande porte) da Grande São Paulo pausem as atividades ― seguindo desta forma até o dia 30 de abril.
Por ora, a medida não é válida para estes estabelecimentos nas cidades do interior e litoral paulista. Contudo, academias de ginástica da região metropolitana também receberam a mesma recomendação, com data sugestiva de encerramento das operações para o próximo domingo (22).
“A orientação do governo do Estado de São Paulo é o fechamento dos shoppings na região metropolitana de São Paulo até 30 de abril. Os shoppings deverão ser fechados ao longo dos próximos dias, seguindo a orientação dos administradores dos shoppings. Eles poderão fazer isso gradualmente, desde que na segunda-feira da próxima semana eles estejam fechados”, anuncia João Doria.
De acordo com o Governador, a principal razão do decreto é proteger funcionários, profissionais e clientes dos estabelecimentos, evitando a propagação do vírus Covid-19. “São medidas preventivas que estamos tomando em relação ao comércio, neste momento exclusivas para shopping centers de pequeno, médio e grande porte na capital e região metropolitana de São Paulo.”
Contudo, ele deixa claro que não há razão para pânico; as medidas têm caráter sanitário preventivo, com foco no bem-estar da população, além da gestão administrativa do comércio.
Desde a última segunda-feira (16), escolas públicas e particulares do Estado estão enfrentando suspensão gradual das aulas, com os mesmos propósitos do comércio.
* Imagem reprodução