Foco nas pessoas é um dos pilares para um negócio exponencial, afirma CEO da Abrafarma

Esse e outros pontos foram apresentados por Sergio Mena Barreto no primeiro dia do Conexão Farma 2025

Foco nas pessoas é um dos pilares para um negócio exponencial, afirma CEO da Abrafarma

Foco nas pessoas é um dos pilares fundamentais para a transformação dos negócios. Empresas que priorizam a experiência e o engajamento de seus colaboradores e clientes, alinhadas a um propósito claro, conseguem se diferenciar no mercado.

Esse e outros pontos foram apresentados por Sergio Mena Barreto, CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), durante o painel “Liderança e Exponencialidade no Mercado Farma”, no primeiro dia do Conexão Farma 2025, em São Paulo. Durante sua apresentação, o executivo citou exemplos de sucesso, como a CVS Health Corporation, dos Estados Unidos, que adota iniciativas inovadoras com foco no cliente, implementando tecnologias que ampliam a experiência de compra e otimizam a operação.

“Uma empresa exponencial coloca o humano no centro, seja dentro, seja fora. Tudo é feito em prol das pessoas, com o objetivo de reduzir o atrito com o cliente”, afirmou Mena.

Para colocar as pessoas no centro dos negócios, é necessário registrar tudo. “Por que vocês acham que as grandes redes de varejo coletam o CPF? Porque a gente vende CPF? Jamais. CPF é ouro. Mas a gente aprende tudo o que pode, cada vez que o cliente se identifica. Aí você vai descobrir: será que estou engajando mais clientes? Estou crescendo ou não minha base? A base que está vindo é boa? O cliente que compra mais tem um tíquete médio maior, uma cesta maior?”, explicou.

Com a coleta do CPF do cliente, o varejista também consegue obter dados sobre sua reputação, se ele recomenda a empresa para outros e como chegou até ela.

E quanto à IA?

Mena também destacou o impacto da Inteligência Artificial (IA) no varejo. “Quando sabemos tudo sobre o cliente, quando reunimos dados, podemos explorar um campo muito interessante. E agora a Inteligência Artificial pode fazer isso por nós de forma simples.”

Ao falar sobre IA, o executivo fez um alerta: “Não tenham medo da IA”. Para ele, estamos vivendo o início de uma revolução cultural. “IA não é sobre tecnologia. Quem pensa assim está errado. IA é sobre cultura, sobre uma nova forma de enxergar e fazer as coisas”, ressaltou.

Segundo Mena, essa transformação cultural sem precedentes será ainda mais profunda nos próximos anos. “Se eu fosse você, já procuraria um curso básico de IA para negócios, porque vai precisar. Todos nós vamos”, concluiu.

Imagem: Mercado&Consumo

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