Google, WhatsApp e YouTube são as marcas mais influentes do Brasil, segundo pesquisa divulgada pela Ipsos nesta quarta-feira, 19. A pesquisa avalia as marcas mais influentes no cotidiano e comportamento dos consumidores em seis dimensões: Inovação, Confiança, Presença, Empatia, Engajamento e Responsabilidade Socioambiental.
A 10ª edição da pesquisa “The Most Influential Brands” traz, no top 10, as seguintes marcas: YouTube (3º), Instagram (4º), Amazon (5º), Samsung (6º), O Boticário (7º), Netflix (8º), Nubank e MasterCard (9º) e Natura (10º). Três marcas nacionais, assim, se destacam na lista.
Esta é a primeira vez que o WhatsApp aparece no ranking da Ipsos. O Google, por outro lado, é líder pelo décimo ano consecutivo. Cinco empresas perderam posições entre as 10 mais bem colocadas, na comparação com o ranking feito com base nos dados de 2021: Americanas, Facebook, Nestlé, Mercado Livre e Microsoft.
Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, apesar de a pandemia ter afetado o comportamento e a relação dos consumidores com as marcas, os resultados da pesquisa demonstram que algumas empresas souberam se adaptar e se destacaram em um cenário desafiador.
“A nossa pesquisa reforça que, além de produtos e serviços de qualidade, é importante que as marcas criem conexões emocionais com os consumidores e transmitam valores com os quais eles se identifiquem”, avalia.
Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock