Robôs que servem clientes nas mesas de restaurantes e em quartos de hotéis e que fazem a limpeza de salões de forma autônoma ou apoiando colaboradores roubam a cena da 103ª edição da National Restaurant Association Restaurant Show (NRA Show).
A maior feira de foodservice das Américas é realizada até o próximo dia 21 e reúne mais de 2.240 expositores do mundo todo. A MERCADO&CONSUMO é parceira da delegação que a Gouvêa Foodservice leva para o evento e realiza uma cobertura especial da feira e do congresso.
A Bear Robotics, fundada em 2017 no Vale do Silício, expõe suas soluções de robótica de serviços e Inteligência Artificial. A cada ano, os robôs-garçons da empresa se desenvolvem em termos de soluções e alcance. Na NRA Show 2024, a empresa leva o Servi Lift, desenvolvido para hotéis e outros edifícios de vários andares. Suas portas se fecham completamente antes de ele subir no elevador e levar a refeição para o quarto dos hóspedes.
Os equipamentos da Bear são 100% autônomos, alimentandos por sensores LiDar, que medem com grande precisão ambientes e objetos e câmeras de última geração, evitando colisões. Eles percorrem o salão com agilidade e segurança, interagindo com clientes e funcionários.
Os produtos ficam em cima de balanças que permitem que o robô “saiba” quando forem retirados pelos clientes. Depois que entregam o prato, os robôs entregam o prato e retornam de forma autônoma à estação designada assim que concluírem a tarefa, liberando a equipe para se concentrar em outros trabalhos essenciais sem interrupção.
“Notei que a NRA 2024 traz mais e melhores novidades de soluções robotizadas para o foodservice, incluindo robôs com melhor estabilidade para subir e descer rampas, robôs com portas para entregar comida em quartos de hotel, e soluções para limpeza capazes que lavar e secar o piso, além de descarregar o lixo e se recarregar com água. Se nota, claramente, um avanço das soluções e uma redução de preços”, comenta Márcio Ribeiro, executivo de Transformação Digital.
Segundo Ribeiro, a Bear Robotics já oferece o seu último modelo (Servi Plus) por aproximadamente US$ 500 por mês, com manutenção incluída. A companhia, aliás, anunciou a conclusão de uma rodada de financiamento da Série C de US$ 60 milhões. Essa rodada foi liderada exclusivamente pela LG Electronics. A injeção impulsiona a Bear Robotics para novos territórios, visando mercados emergentes como armazenamento inteligente e automação da cadeia de suprimentos.
Limpeza de canto a canto
A Pudu Robotics leva à NRA Show uma nova versão da lavadora e secadora vertical inteligente Pudu SH1, que foi lançada há poucas semanas na Interclean 2024, em Amsterdã, na Holanda. A máquina promove uma limpeza de alta pressão, velocidade de rotação e poder de sucção, e conta com um tanque de águas residuais projetado para separação eficaz de resíduos de ar, líquido e detritos.
“Este produto não só melhora o desempenho de limpeza, mas também incorpora o nosso compromisso com o design de produtos sustentáveis e a integração de tecnologia inteligente nos fluxos de trabalho de limpeza”, disse Felix Zhang, fundador e CEO da Pudu Robotics. A Pudu SH1 faz uma limpeza multidimensional que se estende além de pisos, até tampos de mesas, superfícies verticais de vidro e áreas desafiadoras, como cantos e espaços sob móveis baixos.
Além da super lavadora, a Pudu leva à NRA Show 2024 uma série de robôs autônomos de limpeza e serviço. O Pudu CC1 foi projetado para se conectar a vários dispositivos de Internet das Coisas (IoT), incluindo elevadores prediais, portões eletrônicos, sistemas de controle de acesso, sistemas de comunicação e software avançado. Ele é capaz de limpar até 12 m² em um único dia, garantindo resultados de limpeza superiores por meio de processos padronizados, automatizados e de alta frequência. Seu design é elaborado para que ele se encaixe nos cantos e ele tem diversos recursos de automação, como adição e drenagem automática de água, recarga automática e função de retomada de limpeza de ponto de interrupção.
A automação, destaca a Pudu, agiliza as tarefas de limpeza, reduzindo custos de recrutamento, treinamento e gerenciamento. Também aumenta a produtividade, liberando os funcionários para assumir responsabilidades mais complexas. Além disso, os robôs estão equipados com um aplicativo que permite aos usuários monitorar seu status de funcionamento em tempo real e fornece relatórios detalhados para resultados de limpeza mensuráveis.
Para Márcio Ribeiro, as inovações esbarram em algumas limitações, como a interação dos robôs com os clientes e a incapacidade das máquinas tomarem “decisões próprias”, apoiadas nos benefícios da Inteligência Artificial. Na opinião do executivo, os equipamentos poderão, no futuro, receber pedidos, dar sugestões e explicações aos clientes como um atendente humano faria. “De qualquer forma, estamos avançando a passos largos”, avalia.
Imagens: MERCADO&CONSUMO