Gerentes e consultores de loja ominchannel: o que deve mudar na vida da equipe de loja nos próximos anos?

Embora a revolução digital que estamos presenciando seja narrada na maioria das vezes como uma revolução tecnológica e dos hábitos de compra dos consumidores, as mudanças decorrentes dessa revolução terão grandes impactos na equipe de loja.

O varejo, que no Brasil cria um a cada quatro empregos, precisa se preparar para essa nova realidade. Os gestores de loja e consultores de venda devem também entender que as mudanças exigirão uma “nova vida”. Nada será como antes.

As principais mudanças devem ser decorrentes das alterações da rotina de loja. Robôs e AI – Inteligência Artificial, substituindo pessoas nos processos, devem reduzir drasticamente o tempo de trabalho nas rotinas operacionais, administrativas e atendimento. O Self-Checkout, por exemplo, já é realidade em muitas lojas, reduzindo o número de “caixas de loja”.

À medida que tecnologias como essa passam a ser cada vez mais acessíveis, esta realidade se tornará mais evidente. Atividades como abastecimento serão reduzidas por ferramentas que melhoram a produtividade de reposição; fechamento e conciliação de caixa cada vez mais eficientes com o aumento dos pagamentos digitais; gestão dos estoques será realizada por RFID; BackOffice centralizado e gerido por terceiros reduzirá atividades burocráticas; câmeras e mini robôs devem monitorar e auxiliar na gestão de gôndolas, layout e planograma.

Enfim, de modo geral, a vida da loja que conhecemos como é hoje nunca mais será a mesma e algumas mudanças já podemos notar:

  1. MUDANÇAS NOS INCENTIVOS, PRÊMIOS E REMUNERAÇÕES;

A loja deixará de ter o papel transacional. O PDV deixa de ganhar relevância à medida que ele não é mais exclusividade da loja, quando pagamento e recebimento das mercadorias podem ocorrer sem a assistência de um vendedor.

Por isso, o varejo deve mudar a forma de incentivar seus gerentes e vendedores. Os indicadores tradicionais não são suficientes para alcançar esses novos objetivos. A remuneração de gerentes e vendedores passará cada vez mais a incorporar novos fatores, buscando aumento de vendas e eficiência nos processos omnichannel. Indicadores como esses devem se tornar cada vez mais realidade:

  1. ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO E REAÇÃO;

Os gerentes terão cada vez mais números e analytics para a tomada de decisão dentro da loja. Serão cobrados pela sua capacidade de analisar, interpretar e reagir com base em números e indicadores cada vez mais complexos que refletem no sortimento, atendimento, e fluxos de trabalho.

Serão objetivos dos gestores de loja:

  1. VALORIZAÇÃO DAS HABILIDADES INTERPESSOAIS

Se robôs e processos automatizados sobrepõem pessoas nos processos da loja, tudo aquilo em que as pessoas não podem ser substituídas será valorizado acima da média.

As habilidades interpessoais, ou seja, a capacidade de criar interações mais fortes com pessoas, serão reconhecidas. O vendedor que empurra as vendas, que foca em negociação e preço para aumentar as vendas, deve perder espaço. Tomará o lugar lojas com experiências únicas, com um atendimento simples, fácil e divertido, tanto para o cliente como para o consultor de vendas.

Uma nova geração de vendedores que não necessariamente realizam transações de vendas, mas focados na experiência do cliente e dos produtos serão a nova realidade do varejo.

O momento do varejo brasileiro ainda é de adaptação e desenvolvimento, mas a mensagem está clara. Não é só papel das empresas evoluir e investir em tecnologia na transformação digital. Cabe também à equipe de loja ir atrás e se aperfeiçoar. Estarão melhor empregadas e seguras aquelas pessoas preparadas para esse futuro!

 

Nota:

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*Imagem reprodução

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