Juntos Somos Mais e Anamaco lançam indicador do varejo da construção

Por meio de uma ampla cobertura de dados, o Termômetro JS+ Anamaco analisa por regiões e apresenta indicadores exclusivos

Juntos Somos Mais e Anamaco lançam indicador do varejo da construção

A Juntos Somos Mais, joint venture da Votorantim Cimentos, Tigre e Gerdau, que atua na digitalização e na disseminação de benefícios para o setor da construção civil, e o Instituto de Pesquisas Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco), anunciam o lançamento do Termômetro JS+ Anamaco, novo indicador do varejo da construção elaborado pela vertical de inteligência da empresa.

A primeira edição do indicador foi publicada em 17 de julho e reúne um conjunto de informações que permite analisar o panorama geral do varejo de materiais de construção (matcon), trazendo insights que apoiam a tomada de decisão dos principais atores do setor, como indústrias, varejistas, distribuidores e atacadistas.

“Como a Juntos Somos Mais opera o maior e mais abrangente ecossistema do varejo de matcon do país, seu histórico de transações, online e offline, entre indústria e varejo, fornece todas as informações necessárias à elaboração de um dos mais completos mapas de performance e análise de tendências do comércio varejista da construção civil”, afirma Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais.

Por meio de uma ampla cobertura de dados, o Termômetro JS+ Anamaco analisa por regiões e apresenta indicadores exclusivos. A ferramenta combina dados agregados das transações entre indústrias e lojistas de matcon com números da pesquisa Tracking Anamaco, que utiliza a metodologia Computer Assisted Telephone Interviews (CATI) para a coleta das informações.

A medição abrange diversos segmentos de lojas e categorias do setor, como cimento, aço hidráulico, tintas, materiais elétricos, ferramentas elétricas e manuais, fechaduras, entre outros, permitindo mensurar informações como:

O estudo também apresenta comparativos mensais, anuais e referentes aos últimos 12 meses, discriminando os dados por regiões.

”O novo indicador traz um termômetro de vendas essencial para a economia, uma vez que reflete as tendências e necessidades do mercado. Estamos confiantes de que será um recurso valioso para orientar decisões e promover o crescimento sustentável do setor”, destaca Cassio Tucunduva, presidente da Anamaco.

Primeira edição

Em sua primeira edição, o Termômetro do Varejo da Construção Civil considerou a análise de dados de mais de 21 milhões de transações de vendas em todas as regiões do país, com base nos últimos três anos, além de entrevistas mensais realizadas com mais de 600 lojas do setor de matcon.

“As informações contidas no Termômetro são fundamentais para, de um lado, a indústria gerenciar suas ofertas e reorganizar prateleiras no ambiente digital, e, do outro, para os lojistas repensarem estratégias e acompanharem os movimentos de mercado na hora de reporem seus estoques”, conta Katia Ratnieks, consultora do Instituto de Pesquisas da Anamaco.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile