Grandes varejistas tem apostado no Pinterest como ferramenta omnicanal. Exemplos disso são as redes Carrefour e Natura usam os pincodes (QR Code customizado) da rede social. Os usuários podem escanear esses códigos usando o aplicativo da Pintereste tem acesso à novas ideias inspiradas pelos espaços das lojas.
No Carrefour, placas estão espalhadas em alguns corredores com pincodes. Ao ler com seus smartphones estes códigos, o consumidor tem acesso às receitas da plataforma Chef Carrefour, que estão disponíveis no perfil da rede no Pinterest.
A Natura fez um experimento em sua loja localizada no Shopping Villa Lobos, em São Paulo. A companhia começou a usar os pincodes para o relançamento da linha Aquarela. Ao ler os códigos, o cliente tem acesso a dicas e tutorais e pode testar os produtos na loja.
O objetivo da marca de cosméticos é fortalecer o relacionamento com o consumidor, se aproximando dele no meio digital trazendo conteúdo com dicas, tendências e divulgando lançamentos. “Como o Pinterest já é fonte de inspiração para as nossas clientes, queremos proporcionar uma experiência de compra ainda mais completa, adicionando conteúdo às atividades”, disse Murillo Boccia, diretor de negócios digitais da Natura.
A rede social também pode ser considerada uma fonte de economia, porque as empresas podem reduzir os gastos na ambientação das lojas físicas e em comunicação visual. Ela é também versátil, pois permite a produção e edição de diversos conteúdos, inclusive simultaneamente, sendo possível substituir posts que não trouxeram resultados.