A Americanas alcançou a marca de 100% de aprovação dos fornecedores nacionais de produtos têxteis. Com esse feito, a empresa obteve o status “Pleno” do Programa Abvtex, da Associação Brasileira do Varejo Têxtil, que trabalha no combate ao trabalho em condições análogas à escravidão, ao trabalho infantil e à contratação irregular de estrangeiros na indústria fashion.
Para alcançar o objetivo, a Americanas monitorou mais de 40 fornecedores diretos e 280 indiretos. Todos os fornecedores contratados pela marca devem ser aprovados pelo programa e, caso percam o selo, que precisa ser renovado anualmente, são suspensos. O protocolo da auditoria abrange os aspectos trabalhistas, legais, ambientais, de saúde e segurança no trabalho.
“Com o apoio da Abvtex, e como parte da nossa estratégia de sustentabilidade, temos engajado nossos parceiros no compromisso contínuo e duradouro de promover as melhores práticas de responsabilidade social na cadeia produtiva”, aponta a head de Sustentabilidade da Americanas, Bruna Sabóia.
Como membros da Abvtex desde 2018, a Americanas contribui com a produção de conhecimento dentro do segmento de varejo têxtil e, em 2022, foi coautora de um guia de embalagens sustentáveis e, este ano, está participando da criação de um guia de inventário de gases do efeito estufa, além de integrar os comitês de sustentabilidade e de marketplace da associação.
“Como associada à Abvtex, a Americanas aderiu ao propósito da entidade de promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia de valor ética, responsável, inovadora, competitiva e transparente”, afirma Edmundo Lima, diretor-executivo da associação.
Com informações de Varejo com Causa.
Imagem: Divulgação