As lições que o varejo do futuro pode aprender com o retail media

As lições que o varejo do futuro pode aprender com o retail media

O varejo mudou, a jornada de compras mudou e o consumidor é o principal responsável por esse novo cenário que também exige novas formas de comunicação e conversão no ponto de venda.

Principal estratégia para detectar, implantar e avaliar as ações mais eficazes para conquistar esse consumidor que evolui e é atingido por diferentes estímulos, o retail media também sinaliza as principais características dos negócios preparados estrategicamente para participar e obter mais resultados com o “varejo do futuro”.

Dentre esses ensinamentos gerados pelo retail media, e que, inevitavelmente, o varejista terá que agregar ao negócio, destaco a valorização da loja física, entre os diferentes ambientes de venda, como um local de convergência dos estímulos da campanha e da decisão de compra ao estimular o conceito “fígital”, promover a interatividade e o fornecimento de dados e gerar impactos visuais e sensoriais mais eficazes para a efetivação da compra.

Com o varejo detendo a principal ferramenta para a implantação de ações de retail media mais assertivas e eficazes – o conhecimento sobre seu público e seus hábitos de consumo – os dados se consolidam como o maior patrimônio comercial dos estabelecimentos. Para as marcas, essas valiosas informações são fundamentais para direcionar e segmentar campanhas que possam atingir o consumidor certo na hora certa, resultando em melhor aplicação da verba e maior retorno do investimento e da conversão de compra.

Outro ponto de atenção é a omnicanalidade, a integração das ações comerciais e de comunicação dos diferentes ambientes de venda, físicos e digitais, para complementar e reforçar os estímulos de consumo, contribuir para uma jornada de compras unificada, com mais possibilidades de avaliação, escolha e formas de aquisição, e para potencializar o conceito e os conteúdos informativos e publicitários das marcas.

Promover experiências surpreendentes para o consumidor moderno, que busca novas formas de relacionamento, informação e estímulos, como impactos sensoriais, integração com dispositivos móveis e plataformas interativas, geram uma participação mais ativa do consumidor e faz toda a diferença no processo de decisão.

Ao investir na estratégia de retail media, o varejista também posiciona seu negócio em outro patamar de relacionamento com seus fornecedores, podendo oferecer mais do que um simples ponto de venda, ou seja, um ambiente de comunicação e negócios completo para estabelecer um contato direto com seus públicos e aplicar ações publicitárias, promocionais e de fidelização que podem ser avaliadas, alteradas e redirecionadas para a efetivação dos resultados esperados. Esse diferencial é de extrema importância para incrementar o interesse das marcas e aumentar o poder de negociação e benefícios comerciais para os estabelecimentos.

Para o varejo físico, os painéis de comunicação digital são as soluções que reúnem todas as possibilidades para explorar as vantagens do retail media, desde a captação, uso e gerenciamento de dados, passando pela versatilidade de formatos e conteúdos, até a veiculação de mídia de forma impactante e segmentada.

O retail media e suas possibilidades nos ensinam a pensar diferente e a enxergar o varejo de uma nova maneira, moderno e mais conectado com todos os personagens da cadeia de fornecimento e consumo. Mais do que uma estratégia, é o reflexo da nova dimensão do varejo.

Richard Albanesi é CEO da The LED.
Com informações de Mercado&Consumo Media Labs.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da MERCADO&CONSUMO.
Imagem: Divulgação

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