A sociedade presencia o fim da abundância de recursos e talentos. É o que diz Ella Sy, diretora de Estratégia do GDR, que foi a primeira palestrante do dia no Latam Retail Show. A executiva afirmou que o declínio das riquezas, perturbações na cadeia de abastecimento global e o alcance de pontos de inflexão globais são as principais características do momento.
A adoção da “frugalidade” como mindset é uma alternativa ao problema e as grandes varejistas têm um importante papel no combate ao desperdício de recursos através da conscientização de seus consumidores. A cadeia de supermercados Seansbury lançou uma pop-up sobre conservação de alimentos de suas lojas. Após a iniciativa, a varejista pôde observar um aumento de 5% na compra dos alimentos.
“A melhorar forma de liderar o caminho é através da experimentação. Ser frugal é um sinal de sucesso e de querer abraçar um mindest ecológico. Temos que fazer mais com menos e garantir que cheguemos a formas de negócios mais sustentáveis” afirmou.
Abertura
A 8ª edição do Latam Retail Show, maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina, começou nesta terça feira, 19, e vai até o dia 21 no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo. A Mercado&Consumo é media partner do evento e faz uma cobertura especial do evento.
Ricardo Nunes (MDB) também esteve presente e enfatizou o papel de destaque que o varejo tem na economia do estado. “De 2021 para cá, 43.000 mil empresas transferiram as suas sedes para a cidade de São Paulo. Isso demonstra a importância do setor e do evento para a nossa economia”.
Imagem: Mercado&Consumo