Sete em cada dez consumidores fazem compras em supermercados à tarde e à noite

Os dados são do estudo “Perfil dos Gastos com Mercado por Período e Horário”, da Alelo em parceria com a Fipe

Sete a cada dez consumidores preferem realizar suas compras de supermercado no período da tarde ou durante a noite para utilizar os benefícios de alimentação da Alelo. Desses, 42% vão aos supermercados entre 12:00 e 18:00, enquanto 31% preferem o horário entre 18:00 e 00:00.

Os dados são do levantamento “Perfil dos Gastos com Mercado por Período e Horário”, realizado pela Alelo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta que apenas 27% dos trabalhadores fazem suas compras pela manhã (06:00 às 12:00). Em dias úteis, de segunda a sexta, a maior concentração de transações ocorre em dois momentos: por volta das 12h (7,2% das transações) e das 18h (12,2%). Somando o pico de transações por horário, o período entre 16h e 19h, durante a semana, concentra 39,8% das transações com o benefício alimentação em supermercados.

Nos fins de semana, 39% das transações via benefício alimentação ocorrem pela manhã, com uma concentração entre 10:00 e 12:00, seguida de uma estabilização em um patamar mais distribuído ao longo do período vespertino (variando entre 5,8% e 7%). Ainda assim, o volume é significativo, com 43% das transações distribuídas ao longo da tarde. A partir das 18:00, as transações começam a declinar, independentemente do recorte de horário.

O período da tarde também lidera (42%, em média) em número de transações de segunda a sábado, considerando a frequência de uso do benefício alimentação durante a semana. Aos domingos, os trabalhadores preferem ir ao supermercado pela manhã (50%).

Imagens: Shutterstock e Divulgação

Sair da versão mobile