A Nestlé disse nesta quarta-feira, 19, que concordou em adquirir a marca Seattle’s Best Coffee da Starbucks. A multinacional suíça de alimentos e bebidas não informou valores ou termos do acordo.
“A adição adiciona profundidade ao portfólio de café da Nestlé na América do Norte, expandindo ainda mais a posição da empresa na categoria”, disse a Nestlé, que acrescentou que ambas as empresas concordaram em manter os termos da transação privadas.
O café é considerado uma das categorias de melhor desempenho da Nestlé nos últimos anos. Já para a Starbucks, a venda ocorre em um momento em que a empresa pretende manter um foco maior em sua cadeia de lojas.
A notícia da aquisição veio após a Nestlé elevar a sua expectativa de vendas para o ano, depois que os preços de venda mais altos impulsionaram seu desempenho nos primeiros nove meses de 2022.
Balanço positivo
A companhia informou que as vendas nos nove primeiros meses de 2022 avançaram 9,2% na comparação com igual período do ano passado, atingindo 69,13 bilhões de francos suíços (cerca de US$ 68,86 bilhões) ante 63,29 bilhões de francos suíços obtidos no mesmo período de 2021. Analistas consultados pela própria companhia esperavam vendas de 68,91 bilhões de francos suíços (US$ 68,66 bilhões).
No período, o crescimento orgânico da companhia foi de 8,5%, enquanto o crescimento interno real foi de 1%. O crescimento orgânico ficou acima das estimativas dos analistas, que esperavam alta de 8,3%, enquanto o crescimento interno real ficou abaixo das expectativas de 1,2% no período. Os preços aumentaram 7,5%, refletindo o custo significativo da inflação
A empresa atribuiu o resultado ao ajuste de preços realizado para refletir a inflação, afirmou o CEO da Nestlé, Mark Schneider, no comunicado para divulgação de resultados. Ele ponderou, no entanto, que o ambiente econômico desafiador continua como uma preocupação para muitas pessoas, “afetando seu poder de compra”. As vendas da companhia foram influenciadas principalmente pelo negócio de alimentação para pets Purina PetCare. A companhia também destacou as vendas expressivas das marcas Nescafé, Nespresso e Starbucks.
A Nestlé informou, ainda, que os segmentos de nutrição infantil e de confeitaria tiveram crescimento de dois dígitos, assim como o segmento de água. No geral, os lácteos foram liderados especialmente pelos cremes de café e uma recuperação dos produtos caseiros.
Para o acumulado do ano fiscal de 2022, a Nestlé projeta crescimento orgânico das vendas em torno de 8%, ante uma previsão anterior entre 7% e 8%. A empresa manteve a expectativa de margem de lucro para em torno de 17%. A companhia espera ainda que o lucro subjacente por ação em moeda constante e a eficiência de capital aumentem.
Com informações de Estadão Conteúdo
Imagem: Shutterstock