Natura amplia e renova benefícios para o desenvolvimento social de suas consultoras

Criado em 2004, o Movimento Natura foi desenvolvido visando mobilizar a rede de consultoras da marca em trono de temas socioambientais

Natura

A Natura, multinacional brasileira do setor de cosméticos, anunciou a ampliação do portfólio de benefícios envolvidos no Movimento Natura. Agora, a empresa quer aumentar a capacidade de impacto social da marca e desenvolver o empreendedorismo.

Criado em 2004, o Movimento Natura foi desenvolvido visando mobilizar a rede de consultoras da marca em trono de tema socioambientais. Na época, segundo a empresa, já havia uma crença interna da possibilidade de aumentar o impacto social da companhia por meio das consultoras.

“No início dos anos 2000, em parceria com o MEC, a Natura mobilizou as Consultoras de Beleza para preencher as vagas de EJA (Educação de jovens e adultos) disponíveis no Brasil. Em três semanas, milhares de vagas foram preenchidas”, contou Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura. O executivo ainda destacou o feito como um marco importante para repensar o modelo de trabalho deles.

Já em 2014, o Movimento Natura fechou parceria com Flávio Comim, economista e ex-consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), para criação do Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras e Consultores da Natura (IDH-CN). A iniciativa provê um retrato socioeconômico da rede de consultores que antes era visto apenas com o papel de mobilização social.

Apenas na área educacional, a Natura já investiu R$ 31,5 milhões na rede de consultoras desde 2016, com orçamento sendo gerido pelo Instituto Natura. Ao longo dos últimos seis anos, esse valor cresceu 900%, assim como o número de consultoras que passaram por alguma oportunidade educacional, que totalizam 510 mil desde 2016.

Somente em 2022 já foram distribuídas mais de 5 mil bolsas para cursos preparatórios do Enem e ENCCEJA. Toda a distribuição segue as especificações do “Compromisso com a Vida 2030”, declarado pela holding Natura&Co. Segundo nota, o investimento em educação deve crescer, pelo menos, 20% até 2030.

Outras frentes

Além do apoio na parte educacional, o Movimento Natura também busca dar o suporte para diversas questões. Na parte de saúde, por exemplo, entre os anos de 2016 e 2022 mais de 15 mil consultoras utilizaram algum serviço de saúde oferecido pelo programa. Nesse período, foram mais de 4 mil consultas e sessões de suporte psicológico gratuitas.

Com a pandemia, o programa criou e estruturou um mecanismo para a transferência de renda para apoiar sua rede. O serviço segue valendo, apesar da volta da normalidade, mas atendendo questões sociais latentes no contexto brasileiro, como a insegurança alimentar.

O movimento ainda montou uma iniciativa de enfrentamento à violência contra a mulher e oferece o atendimento de uma equipe multidisciplinar para acolher, orientar e acompanhar as consultoras. Também é oferecido abrigo em um hotel, auxílio financeiro emergencial, processo terapêutico e apoio jurídico.

“Ao longo do tempo, percebemos que todos os benefícios e programas promovidos pelo Movimento Natura contribuem com o conceito da venda por relações como um espaço de regeneração e transformação social”, destaca Agenor.

Imagem: Shutterstock e Divulgação

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