A Nespresso anunciou o lançamento do Pacote Agronômico, um projeto voltado à implementação de práticas regenerativas em fazendas parceiras no Brasil. Com um investimento de R$ 5 milhões para a safra 2024/2025, a iniciativa apoiará diretamente 133 produtores do Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, explicou a empresa em nota.
“Inicialmente, apoiaremos o produtor com o teste de novas práticas regenerativas em um talhão da fazenda. Para compreender a evolução e comprovar os benefícios em custo e produtividade, a Nespresso fará análises de solo ao longo de 3 anos, comparando a performance do talhão regenerativo ao restante da fazenda”, disse o gerente regional de café verde no Brasil, Daniel Motyl, na nota.
Entre as práticas promovidas estão o uso de fertilizantes orgânicos, biológicos, plantas de cobertura e biochar, um material que captura CO2 da atmosfera, melhora a retenção de água no solo e aumenta a matéria orgânica. Apenas na etapa inicial, 14 fazendas aplicarão 100 toneladas de biochar, contribuindo para a captura de 150 toneladas de CO2.
Cápsulas recicladas
A Nespresso e a Natura Ekos, ambas certificadas como Empresas B, fizeram uma parceria que transforma cápsulas de café recicladas em embalagens para cosméticos. As bisnagas das polpas hidratantes para as mãos Ekos Castanha, um dos produtos mais vendidos da Natura, agora serão fabricadas com alumínio reciclado das cápsulas de café Nespresso. O lançamento do primeiro lote será no dia 28 de outubro, em celebração ao Dia Nacional da Reciclagem de Alumínio.
O projeto aproveita mais de duas toneladas de cápsulas recicladas por ano, com 10% das bisnagas sendo feitas a partir do alumínio dessas cápsulas. O objetivo das empresas é expandir essa porcentagem e incluir outras embalagens de produtos Ekos nesse processo.
Com informações de Estadão Conteúdo (Leandro Silveira).
Imagem: Shutterstock