Panetones, sorvetes e chester lideram buscas no iFood na reta final de 2024

Tendência de consumo na plataforma busca praticidade mirando as festas de final de ano

Panetones, sorvetes e chester lideram buscas no iFood na reta final de 2024

Geralmente o final de ano é sinônimo de alegria, pensando no fechamento de um ciclo e nas habituais festividades do período. Mas muitas vezes os últimos dias do ano podem virar uma dor de cabeça para quem vai fazer compras em lojas físicas e acaba encarando filas, filas e mais filas. Pensando nisso, a alternativa do delivery consolidou-se como uma solução prática para os consumidores e se tornou um hábito no Brasil. Além do pedido por comidas prontas, em restaurantes, um levantamento da plataforma iFood mostra que os consumidores também têm procurado itens de mercado e de lojas, especialmente neste fim de ano.

No iFood, as buscas na primeira quinzena de dezembro de 2024 refletem os preparativos para o Natal: no segmento de Mercado, os termos mais procurados foram panetone, sorvete e chester, enquanto em Shopping, que são as lojas ativa no app, itens como flores, cestas natalinas e presentes lideraram as pesquisas.

Esses dados destacam uma tendência de consumo que alia praticidade às tradições das festas de fim de ano. Na semana do Natal do ano passado, por exemplo, o panetone foi um dos grandes destaques, com 114,6 mil unidades vendidas, significando que foram pedidos 11 panetones por minuto.

“O aumento de pedidos de itens tão tradicionais da ceia de Natal do brasileiro pelo delivery mostra que a praticidade, qualidade e conveniência se tornaram definidores na hora de pedir mercado”, afirma Murilo Massari, diretor comercial do iFood.

O período gerou ainda um aumento de 66% no faturamento na frente de mercados do iFood em comparação à média semanal do ano. As cestas natalinas tiveram um crescimento de 1.600% no faturamento na semana do Natal de 2023, seguida pelas frutas em calda. Na categoria de bebidas, o maior aumento de faturamento ficou por conta dos espumantes (850%), seguido por whisky e licores.

“Estamos observando uma tendência crescente de consumidores que buscam otimizar seu tempo com a facilidade de receberem suas compras diretamente em casa, sem abrir mão dos sabores clássicos do Natal”, complementa o Massari.

Com mais de 55 milhões de clientes conectados a supermercados, shoppings, farmácias e lojas de conveniência, o iFood diz manter o foco em atender às expectativas dos consumidores, tentando unir inovação e praticidade para as festas de fim de ano.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile