NRF 2022: Microsoft e AWS debatem metaverso e tecnologia em evento exclusivo

Executivos das empresas participaram do Retail Executive Summit (RES), promovido pela Gouvêa Experience

NRF 2022: Microsoft e AWS debatem metaverso e tecnologia em evento exclusivo

Entradas em lojas inspiradoras, encontros de relacionamento, visitas guiadas aos estandes e acompanhamento de palestras dos maiores especialistas em varejo e consumo do mundo fizeram parte do programa da delegação da Gouvêa Experience ao Retail’s Big Show em Nova York, nos Estados Unidos. Os temas tratados na feira promovida pela National Retail Federation (NRF) e a forma como eles podem ser aplicados à realidade do mercado brasileiro foram debatidos no Retail Executive Summit, realizado nesta quarta-feira (19).

Mercado&Consumo embarcou junto com a delegação da Gouvêa Experience para acompanhar a NRF e realiza uma cobertura especial do evento com reportagens, vídeos e podcasts.

O Retail Executive Summit foi apresentado por Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo. Contou com a participação de Hayan Ortega, head de Industry, Retail & CG, Latin America da Microsof;t e Ravi Bagal, head Worldwide Business Development de Consumer Industries da Amazon Web Services (AWS), entre outros executivos.

Hayan Ortega falou sobre um tema que permeou toda a NRF neste ano: o metaverso, definido por ele como “um mundo digital conectado a diversos aspectos do mundo físico”. “Isso já está acontecendo hoje e todas as capacidades são camadas empilháveis, da Internet das Coisas até as realidades mistas”, disse.

O executivo da Microsoft disse que as lojas conectadas permitem que os varejistas observem o comportamento do consumidor, entendam suas necessidades e respondam muito rapidamente quando há algum problema, como a falta de produto em estoque.

Ele listou algumas soluções que vê como tendências, como o uso de holografias e de provadores virtuais nas lojas. Tudo isso pode estar dentro do metaverso. “Há muitas formas de o metaverso impactar o consumidor. Diferentemente do mundo físico, no virtual nós sabemos exatamente para o que as pessoas estão olhando.”

Transformação de negócios

A mudança nos hábitos dos consumidores, em especial aquelas relacionadas às novas tecnologias, está levando os varejistas a transformar a forma como fazem negócios, e esse foi o tema debatido por Ravi Bagal, da AWS. “Pensando sobre o que acontecerá nos próximos anos, o futuro do varejo em nível global será brilhante,  especialmente na América Latina. A tecnologia vai abrir novas oportunidades de interação entre consumidores e varejo”, pontuou.

No evento que marcou o fim da viagem da delegação da Gouvêa Experience à NRF, ele falou que nos últimos anos o varejo e a cadeia de suprimentos foram testados de forma inédita. Para Bagal, alguns desafios vão persistir e outros devem aumentar. “Vemos uma transformação fundamental na forma como consumidores interagem com varejistas.”

Ravi Bagal disse que os consumidores estão numa jornada que tem vários caminhos: pode começar no desktop, continuar no smartphone e terminar na loja física, por exemplo. E os varejistas podem interagir com eles em todos esses momentos. Para o executivo da AWS, engana-se quem pensa que a digitalização foi efeito da covid-19. “As receitas do e-commerce começaram a subir antes da pandemia.”

Ele também listou algumas tendências em que é preciso ficar atento, como o fato de a reputação da marca ser cada vez mais importante para o consumidor – especialmente da geração mais nova -, o aumento do uso do machine learning e da Inteligência Artificial e a automação dos serviços de atendimento ao cliente. Destacou, ainda, o live streaming.

Imagens: Aiana Freitas

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