O avanço da contaminação causada pela variante Ômicron, de Covid-19, tem gerado o aumento de cancelamento de voos por conta do afastamento por infecção de tripulantes e profissionais de empresas aéreas. Como consequência, a reorganização das empresas na hora de voar tem refletido nas reclamações recebidas pelo site do Reclame Aqui.
O levantamento analisou os primeiros 16 dias de reclamações de janeiro de 2022 em 33 empresas aéreas (nacionais e internacionais) e fez um recorte das três principais empresas aéreas nacionais.
Nos 16 primeiros dias do ano, o site Reclame Aqui registrou 4.176 reclamações, 37,64% a maios do em dezembro de 2021, quando foram feitas 3.034 reclamações. Se comparado com o mesmo período de 2021, o aumento foi de 28,06%, com 3.261 reclamações.
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O levantamento também fez um recorte das três principais empresas aéreas nacionais. Com 1.545 reclamações, a Azul liderou o ranking de reclamações no período, um aumento de 185,58% em relação a dezembro, quando foram feitas 541 queixas, e de 276,83% na comparação com o mesmo período de 2021 (410 reclamações).
A Latam recebeu 1.104 queixas nos primeiros 16 dias do ano, 6,2% acima de dezembro (1.039) e 15,84% acima das 953 feitas em 2021.
Já a Gol teve 1.096 reclamações por cancelamentos de voos nos 16 primeiros dias do ano, 2,46% acima que em dezembro (1.069). Na comparação com o mesmo período de 2021 houve uma redução de 37,45%, quando foram registradas 1.709 queixas.
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