A Casa Bauducco, que combina cafeteria e empório, acaba de passar por um reposicionamento de marca. A primeira unidade que foi reinaugurada já toda repaginada fica no Shopping Eldorado, na região oeste de São Paulo. Com um novo logotipo cujo design é inspirado nas típicas cafeterias italianas, a rede deve seguir com o rebranding nas lojas do Shopping Higienópolis, também na capital paulista, e no Aeroporto de Guarulhos, na Grade São Paulo.
O rebranding faz parte da estratégia da marca-mãe, Bauducco, de “contemporanização” da empresa – do conceito e portfólio à identidade visual. “Desde o começo das lojas físicas, em 2012, a Casa Bauducco é referência em trazer para seu segmento novos produtos e jornadas diferenciadas. Com o rebranding, a rede de franquias atualizou aquilo que é intrínseco: cultura italiana e contemporaneidade”, afirma o CMO da Bauducco, André Britto.
O reposicionamento foi feito pelo Grupo Alexandria e a nova identidade visual foi fesenhada pela Pharus. O objetivo foi tangibilizar a proposta de italianidade, inerente à raiz da companhia. O icônico “B” da marca ganhou um arco como elemento gráfico que se assemelha a portais arquitetônicos da Itália, ao mesmo tempo em que az alusão também pode representar o contorno do carro-chefe da companhia, o panettone.
“Promovemos essa evolução entendendo a necessidade de atualização para manter nossa relevância, respeitando nossa origem. A nova cara da marca entrega uma jornada genuína, ainda mais potente e pulsante, ocupando um espaço de muito valor na memória afetiva dos consumidores”, analisa Britto.
O novo layout da Casa Bauducco, assinado pela Suite Arquitetos, está mais clean, proporcionando uma experiência contemporânea.
Atualmente, a Casa Bauducco possui mais de 150 lojas distribuídas em todo o Brasil. A unidade do Shopping Eldorado é própria e foi a primeira da rede. A expectativa é de que, em doze meses, 50 novas franquias e 50 unidades que estão em operação estarão repaginadas.
“Como é a primeira vez que a rede passa por um rebranding, escolhemos realizar onde a primeira casa foi inaugurada, em 2012. Além disso, esse estabelecimento é uma operação própria da companhia. Uma virada de marca num ponto exclusivo se torna uma vitrine de segurança para o franqueado”, afirma Renata Rouchou, diretora de Expansão da Casa Bauducco.
A rede hoje está presente em shoppings, aeroportos e prédios corporativos, além de contar com lojas de rua. O investimento inicial em uma franquia é a partir de R$ 450 mil, a depender do modelo e tamanho da unidade.
Imagens: Divulgação