Um monitoramento do Instituto Foodservice Brasil (IFB) sobre tipologias do setor foodservice brasileiro, realizado mensalmente em parceria com a Data Driva, revela que o Estado de São Paulo abriga o maior mercado do País, com mais de 419 mil pontos de alimentação ativos, representando cerca de 29,08% do segmento nacional. Do total, 120,7 mil foram mapeados com atividade em aplicativos de delivery.
Entre os 645 municípios paulistas, São Paulo é o que concentra a maior quantidade de estabelecimentos do foodservice, com 110,41 mil empresas em funcionamento, atingindo 26,31% do mercado no estado. O top 5 se completa com as cidades de Campinas, Guarulhos, Ribeirão Preto e Sorocaba.
Atualmente, o estado paulista integra 286,4 mil pontos de alimentação categorizados. No top 3 do ranking, o primeiro lugar é ocupado por lanchonetes, com 53,1 mil estabelecimentos, seguido por bares, com 37,2 mil unidades, e docerias, com 25,4 mil locais.
Dez bares novos por dia
O Estado de São Paulo registrou, entre agosto de 2021 e março de 2022, um saldo líquido de 2.573 novos bares e restaurantes, o equivalente a uma média diária de 10,7 estabelecimentos criados no setor. O total equivale a dois terços de todo o saldo líquido de bares e restaurantes abertos nos 17 meses de vigência das restrições, de março de 2020 a julho de 2021.
Os dados são da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou à épocae, a vacinação em massa e o controle da pandemia em São Paulo reforçaram as condições positivas para a retomada econômica no setor de comércio e serviços.
Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock