Os data centers de inteligência artificial não podem viver apenas da Nvidia. Isso se tornou uma realidade lucrativa para a Dell Technologies e a Super Micro Computer. As ações das duas empresas subiram nesta quinta-feira, 20, depois que Elon Musk, que dirige a Tesla, a SpaceX e a empresa anteriormente conhecida como Twitter (agora X), confirmou que as duas companhias fornecerão servidores para o supercomputador que sua startup xAI está construindo.
Musk confirmou a informação respondendo a uma publicação no X do fundador e CEO da Dell, Michael Dell, que informava que a empresa está construindo uma fábrica de IA para o empreendimento de Musk.
Os detalhes financeiros dos negócios não foram divulgados. Dell e Supermicro são os dois principais fabricantes de servidores especializados de IA que usam processadores Nvidia e outros componentes importantes para alimentar cargas de trabalho da IA generativa. Isso também os tornou muito populares entre os investidores que procuram outras maneiras de aproveitar o boom da IA.
Dell bate marca histórica
Há pouco mais de um mês, as ações da Dell saltaram mais de 11%, perto do fechamento em Nova York, batendo recorde histórico, graças a uma avaliação do Morgan Stanley, que afirmou que a empresa é a melhor escolha na construção de infraestrutura IA.
Erik Woodring, analista do Morgan Stanley, manteve sua recomendação de compra para as ações da empresa de tecnologia. O banco projeta que a Dell terá um lucro por ação de US$ 8,06 em 2025 e US$ 10,12 em 2026, superando estimativas anteriores.
Woodring aponta que a empresa se beneficia com o aumento nas vendas de servidores de IA, com a demanda por armazenamento e com a melhoria no mercado de computadores.
Para ele, o programa de retorno de capital por meio de dividendos e recompra de ações é um “impulso adicional”.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock