Fundada na Suíça em 1992 para atender à Swissair e líder global no mercado de catering aéreo, a Gategroup decidiu diversificar seus negócios, com soluções voltadas ao foodservice e hospitalidade. Foi durante a pandemia de covid-19, com o tráfego aéreo fechado nos principais aeroportos do mundo, que a companhia viu que a dependência da indústria da aviação era extremamente elevada e seria preciso equilibrar, com pelo menos 20% de negócios não aeronáuticos, para ter uma empresa mais sustentável para o futuro.
A companhia decidiu aproveitar a experiência em culinária, com mais de 1.800 chefs e 135 centrais de produção em 33 países, e criou a Gatesolutions, que atende ao mercado B2B, com produtos gastronômicos, personalizados com a marca do cliente ou fornecidos sem marca. O foco são padarias, cafeterias, pizzarias, supermercados e todo tipo de empresas que precisam de alimentos prontos para o consumo.
“Vimos no foodservice uma capacidade de alavancar nossas competências com sucesso. O que estamos fazendo agora é agrupar essas atividades e começar a comercializá-las de forma mais estratégica e consistente para o mercado”, afirma Chris Pluess, presidente da Gatesolutions.
Para padarias, por exemplo, a empresa oferece mais de 50 tipos de pães, que podem ser personalizáveis; para pizzarias, as pizzas podem ser entregues congeladas ou refrigeradas. A empresa também produz proteínas, guarnições, molhos e refeições prontas. Na Europa, a Gatesolutions já conta com duas unidades de produção dedicadas ao serviço de alimentação fora da aviação e está avaliando projetos nesse sentido em outros países.
“Temos uma rede em nossa empresa de 1.800 chefs. Muitos deles são chefs-executivos e já trabalharam em restaurantes com estrelas Michelin e hotéis cinco estrelas. Também temos uma força de trabalho muito forte e de longa data no nosso negócio, que nos ajudam a aproveitar um briefing de um cliente para um resultado comercial e culinário realmente bom”, diz.
Líder de mercado em embalagens sustentáveis na indústria da aviação, a empresa também passou a atender serviços de alimentação e varejo, com clientes como Starbucks e McDonald’s, com soluções sustentáveis compostáveis ou reutilizáveis.
“Na sustentabilidade, transformamos a produção de plásticos descartáveis em recicláveis, mas, cada vez mais, é um conceito compostável ou reutilizável. Hoje, investimos apenas nessas três áreas: recicláveis, compostáveis e reutilizáveis”, explica.
Experiência únicas
Além de entrar no foodservice, a Gategroup criou a Uqonic, com a ambição de oferecer experiências culinárias e de hospitalidade únicas de lounges a centros de conferências, eventos desportivos e estações ferroviárias. O nome escolhido, explica Pluess, é uma combinação entre o único e o icónico.
“Estamos no começo das estratégias. No momento, nos concentramos em estabelecer uma base mais forte em lounges. Estamos em processo de aquisição de mais salas VIPs de companhias aéreas e salas públicas em toda a América Latina. Uma vez que estabelecermos grande competência, começamos a nos movimentar como salas esportivas ou eventos”, diz.
De olho no futuro
Olhando para o futuro, a Gategroup vê o mercado da aviação se recuperando rapidamente e crescendo ainda mais do que no pré-covid. Pluess destaca que, com chefs espalhados pelo mundo inteiro, é possível personalizar o atendimento.
“Somos muito bons porque temos chefs de todo o mundo. Por exemplo, a Turkish Airlines está voando para o México. Então, temos um chef turco no México, garantindo que as refeições turcas sejam sempre desenvolvidas de forma autêntica. Em São Paulo, produzimos para todas as companhias aéreas e ocidentais. Também produzimos halal para a Middle East Airlines”, conta.
No Brasil, a empresa possui duas unidades de produção, somando mais de 30.000 m², localizadas em São Paulo, nas áreas industriais do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, e do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.
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