Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

Uso de IA eleva o faturamento da Fábrica de Bolos Vó Alzira em 80% em 3 anos

Com bons resultados, a franqueadora planeja expandir no estado paulista e inaugurar 40 unidades até o fim do ano

  • de Redação
  • 11 meses atrás

A Fábrica de Bolos Vó Alzira melhorou os seus resultados após a implementação de programas de Inteligência Artificial (IA) em seus processos internos, sobretudo, em vendas. As tecnologias são aplicadas tanto no sistema operacional quanto em áreas estratégicas da companhia. A iniciativa, além de reforçar o compromisso com a inovação e a excelência profissional, também marca uma nova fase da rede, que conta com mais de 300 lojas em todo Brasil.

“Estamos entusiasmados com o potencial transformador da IA em nossa operação. A tecnologia nos permite analisar grandes volumes de dados em tempo real, identificar padrões e tendências e responder de forma mais ágil às demandas do mercado. Desde 2019, já usamos algoritmos de machine learning para predições de demanda conforme cenários de ajustes de preços nos produtos e de projeções de venda”, afirma a CEO da empresa, Tatiana Lanna.

A utilização de IA serve para interpretar os dados e buscar insights que não seriam observados sobre a análise de um colaborador. Dessa forma, a rede consegue entender mais sobre o negócio e encontrar oportunidades para crescimento. Os algoritmos desenvolvidos internamente para machine learning e deep learning usam critérios estatísticos, que fazem sentido para o negócio, e base de dados.

Conseguimos desenvolver soluções para ajudar na área de vendas da marca, na precificação dos produtos, na parte de entendimento de quem é nosso comprador. Nos impressiona a capacidade de extrair insights sobre dados qualitativos usando essas ferramentas”, aponta Tatiana.

Segundo a executiva, antes da implementação da ferramenta, as informações relevantes e confiáveis sobre esse tipo de dados eram obtidas somente através de pesquisas de mercado com alta captação. “Há muito tempo confiamos nossa estratégia de pricing à predileção de modelos desenvolvidos dentro da companhia, o que garantiu crescimento de 80% no faturamento em três anos”, complementa.

Momento de plena expansão

O momento atual da franqueadora é de plena expansão. A Fábrica de Bolo Vó Alzira prevê a abertura de 40 novas unidades no modelo de rua.

Modelo de loja de rua
Esq. p/ dir.: a empresária Alzira Ramos, criadora da marca, e a CEO Tatiana Lanna

A ampliação terá foco tanto na capital, que possui mais de 40 lojas abertas, quanto no interior, em cidades como Campinas, Indaiatuba e Valinhos. Em São Paulo, a FBVA tem planos de estabelecer presença em bairros estratégicos, como Santo Amaro, Vila Mariana, Campo Belo, Pinheiros e Limão. Também estão na mira Osasco, na Região Metropolitana, e Praia Grande, no litoral paulista.

A empresa fechou 2023 com um faturamento na casa dos R$ 300 milhões e estima um crescimento de 15% para 2024.

A FBVA marca presença na ABF Franchising Expo 2024, que será realizada entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Na principal feira do setor, a companhia irá em busca de fazer negócios para aumentar a sua atuação no estado de São Paulo, região alvo do plano de expansão.

Imagens: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Franquias, Notícias, Tecnologia
  • Tags: ABF Franchisingaprendizado de máquinabolosBrasilconsumocrescimentodemandaempresasexpansãofábrica de bolosFaturamentofoodservicefranqueadofranqueadoraFranquiaIAinovaçãoInteligência Artificialmachine learningmercadonegóciosSão PaulotecnologiavendasVó Alzira

Conteúdo Relacionado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

de Redação 17 de maio de 2025

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

de Redação 17 de maio de 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

de Redação 17 de maio de 2025

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

de Redação 17 de maio de 2025

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

de Redação 17 de maio de 2025

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

de Aiana Freitas 17 de maio de 2025

Desde 2020, empresas captaram R$ 250 bi em ofertas subsequentes de ações

de Redação 17 de maio de 2025

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

de Redação 17 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile