A rede de restaurantes de comida mexicana Zapata está lançando o modelo de franquia a fim de dobrar o faturamento em dois anos, que foi de R$ 9 milhões no final de 2017. Nos próximos cinco anos, a rede prevê a abertura de 50 unidades na Região Sul e no Estado de São Paulo. Atualmente, o grupo conta com o Zapata Mexican Bar e seis unidades do Zapata La Taquería, que é o grande foco da expansão, em funcionamento na cidade de Curitiba (PR).
“A expansão da empresa por meio de franquia se deve ao fato de não existir a necessidade de capital próprio e nem recorrer a financiamentos bancários. O setor de franquias no Brasil, se comparado com os Estados Unidos, tem muito a crescer, pois o mercado está amadurecendo cada vez mais”, comentou Márcio Brasil, fundador da rede Zapata.
O faturamento do setor de franchising chegou a R$ 163 bilhões no ano de 2017, um crescimento de 8% comparado ao ano anterior. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 35% das 50 maiores franquias do Brasil são do segmento de alimentação. A associação aponta ainda que a taxa de sobrevivência de franquias é 8 vezes maior do que de outros negócios.
Com previsão de investimento inicial de 350 mil reais por unidade da Zapata La Taquería, o foco da companhia está nos mercados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, obviamente, Paraná. Para quem quer investir em franquias, a rede oferece apoio no planejamento, implantação e treinamento. “Nosso plano de negócio está estruturado em abrir cerca de 50 lojas dentro da Região Sul e no estado de São Paulo. Após a abertura dessas unidades, vamos mirar o restante nas regiões Sudeste e Centro Oeste, crescendo em formato de caracol, de dentro para fora, para podermos dar suporte ao nosso franqueado”, explicou Márcio Brasil.
Ainda para o ano de 2018, a rede pretende inaugurar mais três unidades. “Temos um produto que tem grande aceitação no mercado brasileiro e em outros países. Se comparado às operações mexicanas no Brasil, o bom retorno de investimentos, que fica entre 24 a 36 meses, é o chamariz para os que querem investir em um negócio próprio”, complementou Márcio. Cada unidade da Zapata La Taquería, em média, chega a atender 6 mil clientes por mês e faturar R$ 130 mil.