Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Estados avançam na reabertura e reduzem impacto negativo sobre o consumo

  • de Redação
  • 5 anos atrás

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, divulga dados atualizados sobre os impactos da Covid-19 nos comércios com os Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e dos Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), com base nas transações diárias realizadas, em julho de 2020, a partir da utilização dos cartões Alelo Alimentação e Alelo Refeição, em todo o território nacional.

Segundo os últimos resultados, o consumo no segmento de restaurantes registrou queda de 27,6% no valor total gasto no mês, acompanhada por uma redução de 47,5% no volume de transações realizadas com vale refeição (na comparação com as médias calculadas de julho de 2019). Além disso, o número de estabelecimentos comerciais que efetivaram transações em julho de 2020 foi 7,1% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado.

Em junho, o consumo neste mesmo segmento havia registrado diminuição de 33,5% no valor total gasto (em relação a junho de 2019), acompanhada por uma redução de 53,4% no volume de transações realizadas. Nos meses anteriores, as quedas registradas sobre o valor das transações foram de 22,8% (março), 49,7% (abril) e 39,1% (maio).

“A combinação desses resultados pode ser explicada pelas maiores restrições sanitárias sobre a operação das atividades, bem como o afastamento de trabalhadores dos seus locais de trabalho. Contudo, em comparação aos meses anteriores, é possível observar a queda desses impactos negativos, possivelmente relacionados ao retorno gradual à atividade desses estabelecimentos, mesmo em horários e níveis de ocupação limitados pelas autoridades locais”, destaca Cesário Nakamura, presidente da Alelo.

Com base nos dados, o consumo em supermercados encerrou o período com aumento de 4,8% no valor total gasto (em relação a julho de 2019), enquanto o número de estabelecimentos que registraram transações utilizando como meio de pagamento o benefício alimentação apresentou ligeira alta no período (+1,0%). Por outro lado, informações do último mês ainda revelam que o volume de transações realizadas em supermercados ainda é 14,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2019.

Segundo a Fipe, os últimos resultados apresentados tanto para o ICR quanto para o ICS estão em linhas com a recuperação observada em outros indicadores de atividade econômica, como produção industrial, vendas do comércio e serviços. Ainda que de forma parcial e com restrições, o comportamento dos indicadores aponta para retomada da vida econômica nos grandes centros urbanos, o aumento da circulação das pessoas nas ruas e da alimentação fora do domicílio.

Vale destacar que os Índices de Consumo em Supermercados (ICS), acompanham as transações realizadas em estabelecimentos como supermercados, quitandas, mercearias, hortifrútis, sacolões, entre outros; e os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), focam na evolução do consumo de refeições prontas em estabelecimentos como restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, além de serviços de entrega (delivery) e retirada em balcão/para viagem (pick-up).

Dados regionais

Ao fazer um recorte regional, o levantamento revela que os efeitos da pandemia continuam se distribuindo de forma heterogênea sobre os estados brasileiros, refletindo a descentralização e as diferenças temporais entre os processos de fechamento e abertura das economias locais, bem como a interiorização da pandemia.

Adotando como parâmetro o valor gasto em restaurantes, é possível evidenciar que as regiões mais impactadas negativamente em julho foram a Nordeste (-34,2%) e Sul (-32,4%), contrastando com os menores impactos observados na média das regiões Norte (-21,8%) e Sudeste (-26,6%). A região Centro-Oeste ocupou posição intermediária, com a variação de -26,8%.

Os estados que registraram os maiores impactos negativos no valor gasto em restaurantes foram: Piauí (-59,9%), Maranhão (-57,3%), Roraima (-51,5%), Alagoas (-44,4%) e Bahia (-41,1%), contrapondo-se àquelas que apresentaram menor redução: Mato Grosso do Sul (-14,7%), Amazonas (-15,5%), Santa Catarina (-22,9%), São Paulo (-24,9%) e Goiás (-25,0%).

Em relação ao consumo em outras unidades federativas importantes, vale mencionar: Rio de Janeiro (-30,4%), Minas Gerais (-33,5%) Distrito Federal (-25,8%), Rio Grande do Sul (-34,4%) e Paraná (-37,9%).

* Imagem reprodução

  • Categories: Foodservice, Notícias, Varejo
  • Tags: alimentaçãoBrasilClientescomérciocomportamentocomprasEconomiainvestimentomercadonegóciosvarejista

Conteúdo Relacionado

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

de Redação 20 de maio de 2025

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

de Redação 20 de maio de 2025

Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

de Redação 20 de maio de 2025

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

de Redação 20 de maio de 2025

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

de Redação 20 de maio de 2025

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

de Redação 20 de maio de 2025

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

de Redação 20 de maio de 2025

Hard Rock Cafe estreia em SP com sua primeira unidade no Itaim Bibi

de Redação 20 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile