O foco no cliente nunca esteve tão em voga no mercado. Mas será que isso é mesmo possível em um momento em que a tecnológica avança a passos largos? Não só é possível como é uma consequência da invasão da Inteligência Artificial na sociedade. É o que garantiu Samuel James, CDO do Grupo Carrefour, em webcast gravada nos estúdios da Mercado&Consumo.
“O convívio entre IA e o ser humano vai durar por muito tempo ainda. Mas cada vez mais as coisas transacionais e de baixo valor serão operadas pela Inteligência Artificial. E com isso o ser humano terá mais tempo para negociar, conversar com o fornecedor, manter relacionamento com clientes… Tudo aquilo que o ser humano faz que agrega valor. Quanto mais eficiência você ganha, mais tempo as pessoas que estão fazendo coisas burocráticas ganham também. E se ganha tempo para investir na experiência do cliente, por exemplo. A Inteligência Artificial surge para liberar espaço para as coisas que o ser humano agrega valor”, revelou James.
Marcelo Antoniazzi, CEO da Gouvêa Consulting, também participou da conversa. Os dois estarão em um dos painéis da 9ª edição do Latam Retail Show, principal evento de varejo e consumo B2B da América Latina, que deve receber cerca de 10 mil pessoas entre os dias 17 e 19 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“A humanização deve ser utilizada no lugar em que realmente é necessário o humano. A robotização pode ser utilizada em atividades repetitivas, insalubres, em que podem ocorrer muitos erros… Tudo aquilo que a máquina vai conseguir fazer de maneira mais eficiente e mais rápida é muito interessante. Acredito que a tendência será o próprio consumidor escolher o canal que ele quer utilizar. Se ele está confortável com a informação mais digital, vai por aí. Agora se ele prefere ter uma experiência mais humanizada, vai por esse lado. Acredito em um equilíbrio nesse sentido. E você pode ter a tecnologia liberando tempo para a humanização”, afirmou Antoniazzi.
Quer saber tudo que rolou nesse bate-papo sobre as tendências de inovação virando realidade no varejo? Então acompanhe o webcast completo abaixo.