Comer bem e praticar atividades físicas regulares são hábitos considerados saudáveis, porém, são os menos adotados pelos brasileiros. A Mãe Terra, marca de alimentos naturais e orgânico, encomendou um estudo inédito para entender o comportamento do consumidor em relação à permanência de postura inadequada para com a saúde.
Segundo a pesquisa, apenas 27% dos brasileiros acreditam ter um estilo de vida saudável, sendo que, do total, 24% consideram-se “saudável, mas não ao extremo” e 3%, “bastante rigorosos” com seus hábitos.
Alimentar-se bem é o hábito considerado mais saudável, apontado por 67% das pessoas entrevistadas, seguido por consumir pelo menos 1,5 litro de água por dia, dormir e descansar no mínimo 6 horas por noite e praticar atividades físicas regularmente.
Analisando os hábitos saudáveis menos adotados, o acompanhamento com nutricionista, nutrólogo e/ou endocrinologista, a alimentação e os exercícios físicos disparam com 25%, 23% e 23% de não adesão, respectivamente.
O cenário não é consequência da falta de vontade. Quando perguntados se gostariam de se alimentar de forma mais saudável, 84% deles afirmaram que sim, apesar de 1 em cada 4 admitir que sua alimentação é pouco ou nada saudável quando interrogados sobre isso. Entre os entraves, a falta de hábito se destaca como terceira principal barreira para a mudança de comportamento.
Conhecimento não motiva engajamento
O levantamento mostrou que os entrevistados preferem alimentos proteicos, integrais/ricos em fibras e funcionais, os quais foram considerados os mais importantes da lista de itens saudáveis. No entanto, somente 18% disseram que se alimentar corretamente é um hábito praticado regularmente, quando questionados sobre há quanto tempo mantêm uma alimentação saudável.
Consumida por mais de metade dos entrevistados no café da manhã – refeição apontada como a segunda refeição mais importante para os brasileiros -, a granola é um dos alimentos de destaque entre as categorias consideradas saudáveis.
A granola é o carro-chefe da Mãe Terra para impulsionar os primeiros passos dos consumidores rumo à mudança de comportamento na adoção de uma alimentação mais saudável. “Por ser um produto pronto, prático e versátil, a granola é perfeita para aqueles que estão dando os primeiros passos na mudança de hábitos alimentares”, ressalta Alessandra Luglio, nutricionista consultora da empresa.
Alessandra destaca que o alimento é composto por cereais integrais e grãos nutritivos, tornando-se uma ótima alternativa para começar o dia fazendo escolhas mais saudáveis. “Levamos anos para desenvolver uma fórmula especial, crocante e saborosa para ajudar o público nessa mudança de hábito”, explica.
Conexão entre alimentação saudável e sustentabilidade
A pesquisa, realizada pela OKNO, também revelou que a Mãe Terra se destaca em atributos voltados à sustentabilidade. Para 69% dos entrevistados, a marca está muito relacionada a “valorizar os ingredientes brasileiros”, “ter produtos feitos com os ingredientes puros e naturais” e “ter produtos orgânicos, sem agrotóxicos”.
“Queremos que cada vez mais pessoas abracem um estilo de vida saudável e natural e, para isso, nos colocamos como parceiros dos consumidores para facilitar essa jornada em direção à mudança e à busca pelo equilíbrio no dia a dia, a partir da alimentação. Adquirir o hábito é um desafio que pode se tornar muito mais leve com suporte e cuidado”, afirma Isis Bialoskorski, gerente de Marketing Sênior da marca.
A empresa, que é B Corp e atualmente compensa 100% dos plásticos gerados com as embalagens de seus produtos, apostou em ampliar suas ações sustentáveis este ano. Ao completar 45 anos de existência, a Mãe Terra anunciou o marco de compensação histórica de plástico em reconhecimento aos resíduos gerados no passado.
No total, mil toneladas de plástico flexível foram recicladas e destinadas a parceiros para serem transformadas em novos produtos. Além de reduzir o impacto ambiental de Mãe Terra, a iniciativa também contribui para a proteção dos oceanos e florestas.
A celebração do marco foi feita durante o Campeonato Mundial de Surfe para potencializar a conexão da marca com o esporte e a natureza. No evento, foi lançado um de receitas com os surfistas profissionais Italo Ferreira, Yago Dora e Sophia Medina, embaixadores de Mãe Terra. O livro contém os pratos prediletos de cada um deles e outras ideias de refeições nutritivas que podem ser preparadas com os produtos Mãe Terra.
O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.
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