Alimentação saudável, CBD e IA são tendências do setor pet

Feira reúne inovações que refletem o estilo de vida saudável dos tutores e o crescimento dos pequenos negócios no mercado

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Reflexos do estilo de vida cada vez mais saudável e ligado às tendências dos tutores de pets, a alimentação saudável, snacks e tratamentos com CBD e inteligência artificial são destaques da Pet South America 2024. A feira do segmento de animais de estimação aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto no São Paulo Expo, na capital paulista.

A Mercado&Consumo realizou a cobertura da feira e reuniu as principais tendências do mercado de pets.

Tendências do setor

Alimentação Natural: A alimentação natural para pets é tendência internacional nos últimos anos e vem ganhando espaço e marketshare no Brasil. O movimento ganhou espaço em razão de trends do TikTok, aumento de estudos científicos e indicação veterinária. No Brasil, empresas como Petz, Petlove e Petland possuem linhas próprias do segmento.

CBD para pets: O ativo pode ajudar a reduzir a ansiedade, aliviar a dor crônica, melhorar o apetite e promover um sono mais tranquilo. Porém, a falta de regulamentação clara, variabilidade na qualidade dos produtos e a necessidade de mais pesquisas sobre os efeitos a longo prazo são alguns dos desafios enfrentados pela tendência. “É um mercado em crescimento, pois há potencial para novos produtos e tratamentos específicos. Além disso, o uso da substância química para fins medicinais contribui para o aumento da conscientização dos donos de pets”, afirma Guilherme Martinez, gerente de Projetos da Indústria Pet da .

Canais não especializados: É possível observar um aumento na venda de produtos pets em canais não especializados, como Mercado Livre, Amazon e AliExpress. “Eles estão ganhando muito mais espaço do que empresas do setor pet. Esses players já sabem fazer logística de distribuição de produtos pelo País, e acredito que todos que estão nesta palestra são assinantes da Disney+ ou do Amazon Prime. Esses serviços oferecem frete grátis e envio express, então é muito difícil não fazer todas as nossas compras por lá”, explica.

IA no mercado pet e vet: As novas tecnologias contribuem para a análise de imagens médicas com alta precisão (radiografias, tomografias, etc); monitoramento contínuo da saúde com dispositivos vestíveis e automação de tarefas administrativas, como agendamentos e controle de estoque. “Com a inteligência artificial, é possível administrar os dados dos clientes para criar planos de saúde baseados em dados específicos do paciente. Ela é inevitável e, hoje, é mais aliada do que inimiga do setor”, conta Martinez.

Crescimento

Os pequenos negócios do mercado pet no Estado de São Paulo tiveram um crescimento médio anual de 17% ao ano, entre 2018 e 2023. Em 2018, havia 29.062 pequenos negócios no mercado pet. O número saltou para 64.109 em 2023. Os dados são do Sebrae-SP, que estava presente na feira com um stand de 400 metros para palestras sobre o segmento.

Entre os consumidores que compram de pequenos empreendedores, 67% compram produtos para pets entre 15 e 30 dias, sendo 32% quinzenalmente e 35% mensalmente. Já quanto à forma da compra, 51% realizam as compras presencialmente e 31% compram a maior parte presencialmente e um pouco pela internet.

Com relação ao gasto, 51% dos consumidores em pequenos negócios gastam entre R$ 101 e R$ 300 por mês. Os principais itens adquiridos pelo consumidor em pequenos negócios são: alimentação (96%), saúde (71%) e higiene (54%).

Imagem: Divulgação

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