O varejo está se consolidando como grande fornecedor de serviços diante de um consumidor que preza cada vez mais por personalização, conveniência e rapidez. O momento do setor na América Latina foi debatido no primeiro dia do Latam Retail Show, maior evento B2B de varejo e consumo da região, que vai até quinta-feira, 21, em São Paulo. A Mercado&Consumo é media partner e faz uma cobertura especial do evento, com atualizações em tempo real no portal e nas redes sociais, além de entrevistas no YouTube.
Na manhã desta terça, no painel “O Varejo e Consumo na América Latina”, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da Mercado&Consumo, conversou com Fernando Yunes, SVP e country lead do Mercado Livre Brasil; Marcilio Pousada, CEO da RD-Raia Drogasil; e Marcelo Pimentel, CEO do Grupo Pão de Açúcar.
O caminho que tem sido traçado pela Raia Drogasil é no sentido de a empresa fazer parte da rotina de saúde do consumidor. “Estamos criando uma nova farmácia, cada vez mais digital, com um hub de saúde com serviços e um marketplace pleno. Temos 2 mil lojas com serviços de saúde, como vacinas e testes de covid – aplicamos mais de 9 milhões de testes na pandemia”, conta Pousada.
O Mercado Livre aposta na ampliação da oferta de serviços no seu ecossistema. Yunes, do Mercado Livre, destacou o novo programa de fidelidade da empresa, o Meli+, que dá ao cliente acesso às plataformas Disney+ e Star+ gratuitamente. “O Mercado Livre não vai produzir conteúdos nem filmes, mas, com parcerias que são ícones no mercado, vamos oferecer filmes, séries e documentários gratuitamente, e isso é monetizado por meio do Mercado Ads A ideia é trazer fluxo e tráfego para nosso ecossistema, que vem se fortalecendo mais.”
Pimentel, do Grupo Pão de Açúcar, destaca que as lojas voltaram a contar com curadoria de queijos e vinhos. “Trouxemos especialistas de volta para a loja e estamos expandindo a área de alimentação, sempre com bom custo-benefício para o cliente”, diz.
Outra facilidade é a conveniência. “Existe uma demanda do cliente por querer ter um supermercado mais próximo de onde mora. O conceito do Minuto Pão de Açúcar é permitir que o cliente possa ir andando até a loja em até 5 minutos. Ele não precisa pegar transporte, carro, nada parecido. Continua fazendo a compra principal no supermercado e, no momento de reposição da semana, vai ao Minuto. Também estamos ligando isso à questão do online. Ter essas lojas espalhadas nos permitiu iniciar um programa em que mais de 50% das nossas entregas são no mesmo dia. Esse índice era próximo de 30% e queremos chegar a 70%.”
Integração com e-commerce e desafios logísticos
Além de serviços e conveniência, o consumidor hoje também busca rapidez na entrega, o que representa um desafio logístico grande, especialmente num país do tamanho do Brasil e num cenário que sofreu modificações drásticas geradas pela pandemia. Pimentel conta que a empresa fechou os CDs que eram exclusivos para o e-commerce. “Hoje , cada loja nossa é um CD para o e-commerce. O e-commerce não é só um canal, mas também uma fonte de receita.”
Yunes, do Mercado Livre, destaca que a empresa vem promovendo um trabalho grande para ampliar o sortimento de produtos disponíveis para os clientes. “Queremos garantir que o Mercado Livre tenha vendedores, tanto marcas quanto parceiros distribuidores e varejistas, de qualidade, e fechar o gap de sortimento. A demanda está em milhões de consumidores estão lá buscando produtos, mas muita coisa não é vendida porque não existe ainda no sortimento. O Grupo Pão de Açúcar é nosso maior parceiro, por exemplo, em supermercados.”
A logística, destaca ele, também segue sendo foco de aprimoramento. “Quanto encurtamos o prazo de entrega, vemos uma maior conversão de vendas. Estamos avançando com CD’s no Nordeste e também vamos com mais força para o Sul e para o Centro-Oeste. Frete grátis e entrega rápida formam uma combinação matadora.”
Imagem: André Ribeiro