A Black Friday de 2021 acontecerá no dia 26 de novembro. Uma das datas mais importantes do ano para as vendas online deve ser planejada antecipadamente pelos lojistas – e, se você ainda não começou, está mais do que na hora.
Diante disto, é preciso entender a importância de um planejamento para qualquer decisão que formos tomar dentro da empresa.
Um planejamento de vendas envolve desde a definição das metas até a tomada de decisões e colocar em prática essas ações. Vamos a algumas dicas importantes para esse planejamento e também falar sobre o porquê de torná-lo um plano a longo prazo.
Defina os objetivos
Dentro desse planejamento, alguns pontos são importantíssimos. Entre eles, o primeiro é definir os objetivos da campanha para a Black Friday.
Claro que o foco é sempre aumentar as vendas em um momento em que os consumidores estão em busca de produtos, mas outros objetivos, como lançar novos produtos e conquistar novos clientes, também podem ser colocados em pauta.
Conhecimento de estoque
Outro ponto importante é ter o conhecimento da sua loja e do seu estoque: quais produtos entrarão em promoção e como serão os descontos?
Também é importante avaliar como esses produtos interferem em sua renda mensal para que a campanha não tenha resultados negativos.
Em relação aos produtos, a pesquisa de mercado também é importante. É necessário o conhecimento de quais desses produtos estão em alta no mercado, como estão agindo seus concorrentes e de que forma eles estão sendo inseridos nas plataformas de vendas.
Pensar na estratégia
Antes de anunciar os produtos em promoção de qualquer forma, é preciso pensar quais terão maior destaque e como isso será feito.
Primeiramente, escolha a forma de anunciar: serão os anúncios de maior destaque ou com maiores descontos?
Alguns gatilhos de vendas como, “últimas unidades” e “mais vendidos”, podem ser usados para despertar o desejo de compra do consumidor.
Antecipe a captação de leads
Há poucas semanas da Black Friday já notamos um aumento de campanhas relacionadas à data. A tendência é que isso aumente ainda mais com a proximidade da data. Portanto, não seja mais um na caixa de e-mail do cliente. Antecipe sua campanha.
Faltando pouco mais de um mês, já podemos dizer que é hora de começar a aquecer seus leads para criar um relacionamento. Assim, na hora de pesquisar produtos e serviços, a chance de ser lembrado pela base de clientes é maior.
Sempre pense em um “Plano B”
Os planejamentos servem para antecipar as ações e torná-las mais assertivas, porém em qualquer negócio podem acontecer imprevistos e é importante garantir que haja tempo hábil para resolver essas questões.
Aposte no visual
Como toda campanha, a Black Friday tem características próprias, então o uso de tons escuros e sensações de “suspense” e “novidade” pode ser uma boa escolha.
O ideal é fazer a produção visual de toda a empresa, desde redes até os produtos com o mesmo tema.
Claro que sempre sem perder a essência da sua marca. Então o primordial é que os clientes possam reconhecer o seu negócio e mesmo assim entender que se trata de uma campanha para a Black Friday.
Uso das redes
Os canais de comunicação da empresa devem estar bem alinhados com a campanha e o planejamento específico para essas redes também pode ser um diferencial para o pré, o durante e após a campanha.
O aumento do uso dos stories no Instagram e divulgação também por parcerias podem ser importantes. Isso faz parte do planejamento para atrair a atenção do cliente e levá-lo até a compra final.
E-commerce pronto para vender
Falando em compra final, a plataforma de e-commerce tem que estar bem preparada para receber mais fluxo de clientes.
Tenha a garantia de que seu site está capacitado para receber esse número maior de clientes e deixar sua loja virtual pronta para o momento da Black Friday.
Além da Black
Depois de pensar em todas essas estratégias para vender mais na Black Friday, o planejamento deve ser no longo prazo, com um olhar direcionado ao futuro e principalmente pensando em aproveitar o momento.
A Black Friday se tornou tão grande que se desdobrou para outras datas além de uma única sexta-feira, como a “Black Weekend” (sexta, sábado e domingo); “Black Week” (toda a semana) e “Black November” (em todo o mês de novembro).
Portanto, mais importante do que o planejamento para apenas um dia de vendas, é elaborar um plano estratégico a longo prazo.
Essa estratégia pode ser essencial para fidelizar os clientes antes e durante a Black Friday e gerar leads futuros para o seu negócio.
A ideia é aproveitar o momento para gerar confiança, surpreender e conquistar o cliente.
Erick Custódio é CEO e fundador da Agência Somma
Imagem: Shutterstock