O Grupo Carrefour Brasil e a Fundação Gol de Letra consolidaram sua colaboração durante o lançamento da nova unidade do Sam’s Club na Barra da Tijuca. O objetivo central é apoiar e capacitar jovens do bairro do Caju, no Rio de Janeiro.
A parceria tem como peça central o projeto bem-sucedido da Escola Social do Varejo (ESV), desenvolvido em conjunto com o Instituto Aliança com o Adolescente. A ESV prepara jovens para o mercado varejista, oferecendo a muitos deles sua primeira experiência profissional. Apenas no primeiro semestre do projeto no Rio de Janeiro, 16 dos 35 participantes conseguiram emprego formal. Ao longo de uma década, mais de 10 mil jovens concluíram a formação, sendo que mais de 8 mil foram inseridos no mercado de trabalho.
“Projetos como a Escola Social do Varejo contribuem para o combate à fome de maneira estrutural, atuando na redução das desigualdades, pois contribuem para formação e desenvolvimento profissional de jovens que estão iniciando no mercado de trabalho”, afirma Maria Alicia Lima, VP de Relações Institucionais, ESG e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil.
Alinhada ao compromisso do Grupo Carrefour com a inclusão social, a Fundação Gol de Letra desenvolve projetos que promovem a educação integral de crianças, adolescentes e jovens por meio do esporte, cultura e formação para o trabalho. Neste ano, a parceria entre o Grupo Carrefour Brasil e a Fundação Gol de Letra beneficiará mais de 60 jovens, oferecendo oportunidades de emprego por meio de formação para o mercado de trabalho.
Além da ESV, outras iniciativas contribuem para a redução das desigualdades sociais. O Grupo Carrefour Brasil apoia a Fábrica Cultural, que busca qualificar os afroempreendedores baianos por meio de apoio, capacitação e aceleração de negócios criativos. Além disso, o grupo oferece programas de estágio e trainees direcionados para pessoas negras.
Imagem: Shutterstock