Nordestesse lança desafio de moda sustentável em parceria com Tencel e Canatiba Textil

O projeto selecionará cinco marcas para desenvolver coleções com foco em sustentabilidade, com estreia no Festival Nordestesse e Brasil Eco Fashion Week

Nordestesse

A Nordestesse, plataforma voltada para marcas de moda do Nordeste, recebeu o convite da Tencel e da Canatiba Textil para lançar um desafio destinado a marcas autorais da região. O objetivo é desenvolver uma coleção-cápsula composta por, no mínimo, quatro looks, utilizando tecidos da Canatiba Textil, produzidos com fibras sustentáveis Tencel Liocel.

“Desafiar marcas autorais dos nove estados do Nordeste a desenvolverem uma coleção-cápsula cujo mote é o uso de tecido feito com fibras que são clean de um extremo a outro da cadeia foi um presente que recebemos, o tipo de parceria que queremos nos dedicar cada vez mais”, afirmou Daniela Falcão, CEO do Nordestesse.

A parceria entre Tencel e Canatiba Textil existe há mais de 25 anos, com foco na produção de tecidos sustentáveis. As fibras Tencel Liocel são biodegradáveis e compostáveis, feitas a partir de fontes de madeira gerenciadas de forma sustentável. “Promover a sustentabilidade entre as marcas autorais e independentes que integram a plataforma Nordestesse é fundamental para fortalecer um movimento de moda consciente e responsável”, destacou Juliana Jabour, gerente de Desenvolvimento de Negócios Têxtil na América do Sul do Grupo Lenzing, que é responsável pela marca Tencel.

No desafio, cerca de 30 marcas nordestinas apresentaram seus projetos, e cinco foram selecionadas para receber 200 metros de tecido da Canatiba Textil com fibras Tencel, com o objetivo de produzir as coleções. Essas coleções serão lançadas no Festival Nordestesse, em outubro de 2024, na multimarcas Pinga, em São Paulo, e, em dezembro, serão exibidas na Brasil Eco Fashion Week, evento focado em moda sustentável, também em São Paulo, No Centro de Convenções Frei Caneca.

“A Canatiba Textil busca unir tecnologia, inovação e sustentabilidade na indústria têxtil, e é fundamental valorizar marcas que trazem a riqueza e cultura do Nordeste por meio de produtos responsáveis”, afirmou Ivna Barreto, gerente de Marketing da Canatiba Textil.

Imagem: Divulgação

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