Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Bares e restaurantes registram leve queda nas vendas em outubro

A inflação acumulada no setor de alimentação fora do lar no ano foi de 4,13%

  • de Redação
  • 6 meses atrás

Com o aumento nos custos operacionais, impulsionado pelas altas expressivas nos preços da carne bovina e da energia elétrica, insumos essenciais para o setor, os bares e restaurantes apresentaram uma retração de 0,2% nas vendas em outubro, segundo o Índice Abrasel-Stone. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda acumulada atingiu 1,2%.

“Os bares e restaurantes vêm absorvendo parte significativa dos aumentos para evitar uma redução mais acentuada na demanda. Isso demonstra o compromisso do setor em manter-se competitivo e acessível, mesmo em um cenário de inflação crescente. No entanto, essa estratégia também coloca pressão sobre a saúde financeira dos estabelecimentos”, afirma.

Segundo dados do IPCA, as carnes registraram alta de 5,81% em outubro, enquanto a energia elétrica residencial subiu 4,74%. A inflação acumulada no setor de alimentação fora do lar no ano foi de 4,13%, significativamente menor que a registrada para alimentos em geral, que atingiu 5,08%.

Variações por Estado

Na análise regional, o Índice Abrasel-Stone revelou que alguns estados apresentaram desempenho negativo tanto na variação mensal quanto na anual. O Piauí registrou a maior queda mensal, com 6,7%, seguido pela Paraíba (6,3%) e pelo Maranhão (5,1%). No acumulado anual, o Piauí também liderou a retração, com 7,5%, seguido pelo Maranhão (6,5%) e Mato Grosso do Sul (5,8%).

Roraima foi o único estado que apresentou desempenho mensal positivo, com 1,0%. Na comparação anual, Alagoas (6,6%), Tocantins (4,7%), Roraima (4%), Rio Grande do Sul (2,9%) e Pará (0,6%) registraram resultados favoráveis, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo setor.

Otimismo

Com as festividades e férias de fim de ano, além do pagamento do 13º salário, bares e restaurantes esperam apresentar uma recuperação significativa nos próximos meses. “Os resultados de outubro acendem um alerta para desafios que o setor ainda enfrenta, como a dificuldade no repasse de custos. Apesar disso, estamos otimistas para o último trimestre. Acreditamos que o movimento de fim de ano trará um fôlego importante para os negócios. Estamos confiantes de que o balanço final de 2024 será positivo”, destaca Solmucci.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: abraselalimentaçãobaresBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumocrisecustos operacionaisEconomiafoodserviceinflaçãomercadonegóciosrestarantesvendas

Conteúdo Relacionado

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

de Redação 20 de maio de 2025

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

de Redação 20 de maio de 2025

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

de Redação 19 de maio de 2025

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

de Redação 19 de maio de 2025

Xiaomi planeja investir cerca de US$ 7 bi em design de chips para disputar mercado chinês

de Redação 19 de maio de 2025

Nvidia abre plataforma de servidores de IA e parceira com a Foxconn em Taiwan

de Redação 19 de maio de 2025

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

de Aiana Freitas 19 de maio de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile