Redes sociais definem comportamentos de consumo nos setores de personal e home care

Somente 25% dos entrevistados admitem ser diretamente impactados por anúncios nas redes sociais

Redes sociais definem comportamentos de consumo nos setores de personal e home care

As redes sociais têm se consolidado como um dos principais canais de influência sobre os hábitos de consumo nos setores de personal e home care. Com o crescente uso de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube, os consumidores estão cada vez mais conectados às marcas e aos produtos, impactando suas decisões de compra de maneira significativa. Influenciadores e celebridades desempenham um papel crucial nesse processo, gerando uma interação direta que vai além da simples propaganda.

Segundo uma pesquisa realizada pela Flora, 55% dos consumidores aprenderam algo nas redes sociais que alterou suas percepções e posturas em relação a certos produtos e práticas.

A pesquisa também destaca uma variação importante no impacto das redes sociais de acordo com a faixa etária: cerca de 66% dos jovens da geração Z declararam que já deixaram de seguir influenciadores ao discordar do posicionamento pessoal ou das marcas associadas a esses perfis. Entre os consumidores com 43 anos ou mais, 42% acabam sendo menos influenciados diretamente por anúncios ou produtos promovidos por perfis que acompanham.

Embora somente 25% dos entrevistados admitem ser diretamente impactados por anúncios nas redes sociais, o estudo aponta que o conteúdo orgânico, como as recomendações genuínas de influenciadores e a construção de uma relação autêntica com as marcas, tem maior peso na decisão de compra.

“Queremos criar laços que verdadeiramente reflitam as necessidades e desejos dos nossos consumidores, garantindo que nossos produtos atendam a essas expectativas e contribuam para o cuidado diário de forma acessível e eficiente. Essa interação direta entre a marca e seus consumidores reforça o compromisso da Flora em criar conexões autênticas e duradouras com seu público-alvo”, afirma Paula Machado, gerente de Marketing de Kolene, marca da Flora.

A pesquisa mostra ainda que 70% da Geração Z e 60% dos millennials já deixaram de comprar de uma marca por discordarem do posicionamento de influenciadores ou celebridades associadas a ela nas redes sociais.

Imagem: Shutterstock

 

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