fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Mobilidade nos Pontos Comerciais

Redação de Redação
21 de janeiro de 2014
no Artigos, Pontos Comerciais
0

Em meu primeiro artigo, discorri sobre os vetores de crescimento das cidades, delineados pelos modelos de ocupação dos espaços, oferta de equipamentos urbanos e mobilidade, e ainda sobre o surgimento e consolidação dos empreendimentos multiuso como resposta a este novo cenário.

São ingredientes de uma mesma fórmula, permeados pelos hábitos criados pelos consumidores para melhor adaptar seu cotidiano aos resultados desta equação e à realidade de um novo ambiente. E estes novos parâmetros definidos pelo consumidor devem modificar a forma como selecionamos um ponto comercial para uma nova operação.

Concordo, em parte, e explico. A cidade muda, por questões que já citei no início deste artigo, com mais rapidez que nossa percepção e aceitação do que é conveniente para nós como consumidores. Revisitando alguns conceitos que trago em meu livro, intitulado “A Cartilha do Ponto Comercial: como escolher o lugar certo para o sucesso do seu negócio”, publicado em 2004, vejo que muito do que preconizávamos há dez anos permanece válido até hoje.

Obviamente, dados relativos a zoneamento, classificação de vias e utilização de ferramentas de geoprocessamento estão desatualizados, pois em dez anos a tecnologia e os planos diretores que se seguiram mudaram este quadro. Mas tudo aquilo que diz respeito a como o consumidor se comporta quando decide adquirir um bem, seja ele durável ou de conveniência – o que chamamos de natureza da compra -, altera, em parte, os parâmetros necessários para a escolha do ponto, mas a maioria é comum aos dois. Lições sobre exposição regional, posicionamento estratégico em relação à concorrência instalada, visibilidade, identidade visual, sinergia na via do ponto, entre outros temas, permanecem, com pouquíssimas alterações ou talvez nenhuma.

No entanto, um destes quesitos merece atenção redobrada: a importância da área primária. Em algumas operações, como as supermercadistas e outras de proximidade – leia-se comércios de bairro – a área primária formada, com perfil demográfico ajustado (público potencial) é o começo para uma operação de sucesso. Não que esta máxima não valha para operações de compra planejada, mas esta tem uma relação de menor dependência com a área primária. E uma vez na área primária certa, o ponto deve ser, antes de tudo, acessível a este público. Acessibilidade significa, em termos práticos, comodidade para o consumidor e otimização do seu tempo.

Estamos em épocas de mobilidade altamente comprometida. Ao lado de temas como baixa escolaridade, baixos investimentos em infraestrutura e frágeis marcos regulatórios, a mobilidade falha é um dos itens que comprometem a produtividade. Até mesmo o TJ de São Paulo estuda a adoção do home office como “medida de economia do tempo de deslocamento dos servidores e como contribuição para a caótica política de mobilidade da cidade”, palavras do atual presidente do órgão em questão.

A acessibilidade não quer dizer tão somente conseguir acessar o estacionamento ou entrar no estabelecimento. Ela tem sentido mais amplo: quer dizer também acessar e conseguir voltar para a mesma direção de onde se partiu, seja de carro ou de transporte público. Para “testar” a acessibilidade de um ponto, deve-se fazer o percurso – de carro – que o cliente faria para chegar e voltar, das quatro direções, pois a experiência de compra começa aqui, e não somente quando o cliente entra na loja, como muitos ainda imaginam. Vias congestionadas no entorno também comprometem a acessibilidade. No caso do transporte público, considera-se que há oferta próxima quando o terminal estiver dentro de um raio de 500, 600m do ponto.

Em minhas próximas colunas, trarei novos temas relacionados à análise da qualidade de um ponto comercial.

Mônica Barboza Paes de Barros (monica.barros@bgeh.com.br), diretora de Real Estate da BG&H.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

O caminho do sucesso mobile

Próxima Postagem

Primeira “vending machine” de cupcakes da América Latina

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Projeções para o consumo em 2021
Artigos

Projeções para o consumo em 2021

19 de fevereiro de 2021
Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir
Artigos

Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir

18 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

Primeira “vending machine” de cupcakes da América Latina

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: