fbpx
Mercado&Consumo
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A Copa está chegando, e o varejo?

Redação de Redação
13 de fevereiro de 2014
no Artigos
0

A proximidade da Copa do Mundo acirra apostas e movimenta expectativas em relação ao seu real impacto para consumo e varejo. A despeito de atrasos, entregas limitadas, não cumprimento de promessas e expectativas de legado relacionado à melhoria de infraestrutura, o evento terá dimensão significativa e visibilidade, além de modificar a rotina do país, em 2014.

Os anos de Copa do Mundo geram impacto para o varejo, com diferenças setoriais. Porém, não há referência histórica comparável para se projetar os efeitos de um evento realizado no Brasil.

Os segmentos de varejo naturalmente beneficiados são os de alimentos e bebidas, food service, artigos esportivos e eletrônicos. Há diversos fatores a serem ponderados para a construção de cenários de vendas e planejamento de ações:

Aspectos positivos – fluxo de turismo interno e internacional, clima de celebração, mobilização da mídia, ações massivas de comunicação e promoções, demanda direta por produtos relacionados ao evento.

Aspectos negativos – perda de dias úteis de vendas, que dependendo do desempenho da seleção Brasileira e da cidade sede, podem significar 6 dias a menos em um período de um mês; aumento nos congestionamentos, que podem inibir deslocamentos para centros de compras; alteração de rotinas, levando o foco e atenção das pessoas para o evento e deixando consumo discricionário em segundo plano.

Incertezas – o desempenho do Brasil, caso seja positivo e chegue ao título, poderá contaminar positivamente consumidores e gerar estado de momentânea euforia que estimule consumo por impulso; de outro lado, um eventual desempenho ruim poderá ter o efeito contrário; efetiva disposição por parte de turistas estrangeiros em consumir categorias não ligadas diretamente ao evento; possíveis manifestações; impactos regionais e entre cidades sede e demais municípios.

O que se nota entre as empresas de varejo no Brasil é um clima de moderado otimismo, sem apostas muito ousadas. A exceção vale para as categorias mais diretamente relacionadas e impactadas pelo evento. Os maiores benefícios potenciais estão associados a maiores riscos e as empresas de varejo terão que finalizar suas apostas e preparar-se para cenários distintos.

Este é o momento de tomada de decisão em ambiente de incerteza, com grau limitado de informação e pouca margem de manobra. Para quem operou varejo em ambiente de inflação crônica e fortes oscilações como nas décadas de 80 e 90, não será uma grande novidade.

Alberto Serrentino (aserrentino@gsmd.com.br), sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Compartilhe isso:

  • Tweet
  • WhatsApp
  • Telegram
  • Imprimir

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Postagem anterior

Atitude e preparo no ano da Copa

Próxima Postagem

As pessoas precisam de lojas físicas e de shopping centers

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionada Posts

O varejo como uma tech company
Artigos

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021
Os inconformados mudam o mundo!
Artigos

Os inconformados mudam o mundo!

23 de fevereiro de 2021
Tempo de compartilhar para avançar
Artigos

Tempo de compartilhar para avançar

22 de fevereiro de 2021
Em 2019, inflação para famílias de renda mais baixa fica em 4,6%
Artigos

Consumo na pandemia: em números

22 de fevereiro de 2021
Projeções para o consumo em 2021
Artigos

Projeções para o consumo em 2021

19 de fevereiro de 2021
Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir
Artigos

Gestão do conhecimento em meio à pandemia: desafios do porvir

18 de fevereiro de 2021
Próxima Postagem

As pessoas precisam de lojas físicas e de shopping centers

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REDES SOCIAIS

A Voz do Especialista A Voz do Especialista A Voz do Especialista

NOTÍCIAS

Restaurantes têm novo avanço, mas consumo ainda registra queda de 23,2%

Bares e restaurantes se posicionam contra novas restrições em São Paulo

24 de fevereiro de 2021
Coca-Cola irá produzir iogurte natural no Brasil

Grupo Heineken, The Coca-Cola Company e Coca-Cola Brasil chegam a acordo

24 de fevereiro de 2021
Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

Cade aprova joint venture entre Delta Air Lines e Latam para compartilhamento de voos

24 de fevereiro de 2021
Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

Casa Branca diz que EUA se preparam para distribuir vacina da Johnson & Johnson

24 de fevereiro de 2021
Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

Estado de São Paulo terá restrição de circulação entre 23h e 5h a partir de sexta-feira

24 de fevereiro de 2021
O varejo como uma tech company

O varejo como uma tech company

24 de fevereiro de 2021

Copyright © 2020. Gouvêa Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • NOTÍCIAS
    • VAREJO
    • FOODSERVICE
    • SUPERMERCADO
    • E-COMMERCE
    • SHOPPINGS CENTER
    • FRANQUIAS
    • INOVAÇÃO
    • MEIOS DE PAGAMENTO
    • SUSTENTABILIDADE
    • MARCAS
  • OPINIÃO
    • Artigos
    • Colunistas
  • ENTREVISTAS
  • EVENTOS
    • Campus Party
    • Global Retail Show
    • Latam Retail Show
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
  • CARREIRAS
    • Movimentação de mercado
    • Pessoas
    • Gestão & Talentos
  • EXPEDIENTE

Copyright © 2020. Gouvea Ecosystem. Todos os direitos reservados.

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Vá para versão mobile
%d blogueiros gostam disto: